Significado de Mútuo

O que significa Mútuo:

Mútuo é um adjetivo masculino que classifica algo que acontece reciprocamente entre duas ou mais pessoas.

Esta palavra tem origem no latim mutuus e significa algo que é recíproco e expressa a ideia de troca ou permuta entre duas partes.

Alguns sinônimos de mútuo são: correspondente, mutual, bilateral.

Um sentimento mútuo é um sentimento que é correspondido ou que existe de igual forma em outro grupo ou pessoa. Por exemplo, se você diz para alguém "eu não gosto de você" e ela responde "o sentimento é mútuo", isso significa que ela também não gosta de você.

Uma das coisas mais importantes nos relacionamentos interpessoais é o respeito mútuo, para que a convivência na sociedade seja mais agradável. Da mesma forma, em um relacionamento amoroso, uma das bases fundamentais é o amor mútuo.

Contrato de mútuo

Contrato de mútuo é um conceito do âmbito jurídico que indica uma situação onde existe o empréstimo de uma coisa fungível, ou seja, que pode ser consumida com o uso.

Nos casos onde a coisa que é emprestada é consumida e desaparece, a pessoa que recebeu a coisa emprestada mantém a obrigação de devolver o mesmo gênero de coisa, na mesma quantidade.

Um dos principais exemplos é o empréstimo de dinheiro. O contrato que define as condições do empréstimo de dinheiro é conhecido como mútuo feneratício.

As particularidades do contrato de mútuo estão estabelecidas no Código Civil Brasileiro, do artigo 586 até o 592.

Mútuo e comodato

Tanto no mútuo como no comodato, alguém recebe uma coisa emprestada. A diferença é que enquanto no caso mútuo o bem recebido é consumível, e a pessoa deve restituir na mesma quantidade e qualidade; no comodato a pessoa deve devolver a mesma coisa que foi emprestada.

Saiba mais sobre o significado de comodato.

Veja também:

Data de atualização: 05/03/2019.