Significado de Aeróbio

O que é Aeróbio:

A palavra aeróbio quer dizer "com oxigênio" ou "na presença de oxigênio" e refere-se a tudo que necessita de oxigênio para subsistir.

A respiração aeróbia ou aeróbica necessita do oxigênio que é usado como oxidante para converter moléculas de carboidratos, gorduras e proteínas em moléculas de ATP e gerar energia. Já na respiração anaeróbica o oxigênio não é usado como oxidante.

O mesmo acontece com micro-organismos aeróbios e anaeróbicos. As bactérias aeróbias necessitam de oxigênio para respirar e, consequentemente, se proliferar, enquanto que as anaeróbicas proliferam-se em ambientes com pouco ou nenhum oxigênio.

Exercícios Aeróbicos e Anaeróbicos

Os exercícios aeróbicos usam o oxigênio para queimar gordura e glicose para produzir ATP (adenosina trifosfato) e gerar a energia necessária para os músculos.

Os exercícios aeróbicos caracterizam-se por terem baixa ou média intensidade e longa duração. Normalmente, neste tipo de atividade física são utilizados grandes grupos musculares. Alguns exemplos de exercícios aeróbicos: caminhada, natação, ciclismo, corrida, ginástica.

Os exercícios anaeróbicos caracterizam-se como atividades de grande intensidade e curta duração e não dependem do oxigênio para produzir energia.

Em geral, os exercícios anaeróbicos são direcionados para apenas alguns músculos, com o intuito de aumentar a massa e a força muscular, além de tonificar a musculatura.

Exemplos de exercícios anaeróbicos: musculação, corridas curtas (sprints, 100 metros rasos), arremesso de peso

Data de atualização: 30/09/2014.