Significado da Agronomia

O que é a Agronomia:

Agronomia é uma ciência agrária que se apropria de diversas áreas do conhecimento (ciências exatas, naturais, sociais e econômicas) com a finalidade de atuar na agropecuária e no agronegócio.

Os profissionais que são formados em agronomia são conhecidos como engenheiros agrônomos, pois além de se prepararem em campos das ciências naturais, como a botânica e a zootecnia, também devem possuir um conjunto de conhecimentos em outras áreas, como a engenharia, a economia, a administração e etc.

Entre os vários objetivos da agronomia, a sua principal função é garantir ou aumentar a qualidade e eficiência dos processos de produção agrícola e pecuária.

Saiba mais sobre a Agricultura.

Para isso, o agrônomo pode atuar em todos os setores da cadeia produtiva agropecuária, ou seja, desde o preparo, manutenção, colheita (no caso da agricultura), armazenamento e distribuição dos alimentos.

A agronomia também abrange o setor econômico da agropecuária. O engenheiro agrônomo que se dedica ao agronegócio estuda os aspectos financeiros e administrativos deste setor, uma função fundamental para crescimento da economia nacional.

Ver também: o significado da Agropecuária.

Atualmente, a tecnologia é uma das principais aliadas da agronomia. Graças a biotecnologia e ao processamento e armazenamento de dados, por exemplo, o trabalho desenvolvido pelos agrônomos passou a ser muito mais preciso, rápido e amplo.

Data de atualização: 09/05/2016.