Significado de AIDS

O que é AIDS:

AIDS é uma sigla originada do inglês, que significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (acquired immunodeficiency syndrome). É o estágio final da doença provocada pelo HIV, um vírus que causa graves danos ao sistema imunológico.

Vírus HIV

HIV também é uma sigla com origem no inglês, que significa Vírus da Imunodeficiência Humana (Human Immunodeficiency Virus), um vírus pertencente à classe dos retrovírus.

Esse vírus ataca as células de defesa do corpo, deixando o organismo vulnerável a todo tipo de doenças, desde gripes a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. As células mais atingidas pelo HIV são os linfócitos T CD4+.

Ser portador do HIV não é o mesmo que ter AIDS. Muitos indivíduos soropositivos vivem anos sem manifestar sintomas e sem desenvolver a doença, embora possam transmitir o vírus a outros através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou ainda de mãe para filho, durante a gravidez e amamentação.

Cura da AIDS

A AIDS não tem cura. Contudo, atualmente, os portadores do HIV dispõem de um tratamento capaz de prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida, pela redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico.

Os medicamentos anti-retrovirais usados no tratamento retardam o aparecimento da AIDS e possibilitam maior qualidade de vida ao portador do vírus. No Brasil, esses medicamentos são oferecidos gratuitamente pelo Governo.

Data de atualização: 16/07/2014.