Exemplos de valores morais

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação

Valores morais são princípios que orientam a conduta das pessoas numa sociedade. Os valores morais dizem respeito ao bem, em oposição ao mal, ou ao correto, em oposição ao errado. Assim, dizemos que certas atitudes são aceitas moralmente porque estão em conformidade com certos princípios – os valores morais.

Justiça

A justiça é um dos pilares da vida em sociedade e diz respeito àquilo que é devido a cada pessoa por direito.

Há inúmeros exemplos no nosso dia a dia de situações em que se faz justiça. Suponhamos a seguinte situação: um trabalhador se desliga de uma empresa e, na hora de acertar as contas, a empresa se recusa a pagar o que lhe deve por direito. Após uma ação judicial, o juiz determina que a empresa pague o trabalhador. Fez-se justiça.

Por outro lado, clamamos por justiça quando vemos uma pessoa ser condenada sem provas ou quando vemos alguém cometer um crime e não ser punido. Nosso sentimento de indignação diante dessas injustiças expressa o nosso senso moral.

Para saber mais, leia: Justiça e Senso Moral.

Altruísmo

Altruísmo é o oposto de egoísmo. Ou seja, é um valor que se expressa em comportamentos que têm como finalidade o bem-estar do outro. No cristianismo, o altruísmo pode ser traduzido pela frase “Ame ao próximo como a si mesmo” (Tiago 2:8).

Uma pessoa que faz parte de uma organização social que presta assistência à pessoas que vivem em situação de rua é altruísta.

Da mesma forma, é altruísta uma pessoa que resolve se engajar num movimento social que luta pelos direitos de grupos sociais injustiçados. Ela dedica seu tempo e sua energia visando ao bem-estar de outras pessoas.

Leia mais sobre o Altruísmo.

Honestidade

Honestidade é agir de acordo com a verdade e com a sinceridade. A pessoa honesta é aquela que, independentemente dos seus interesses, age de forma correta e verdadeira.

Suponhamos a seguinte situação: um rapaz vai comprar uma revista na banca e, por um descuido, o dono da banca devolve o troco errado, dando mais dinheiro do que deveria. Se o rapaz for honesto, ele devolverá o dinheiro que lhe foi dado a mais.

Outra situação comum é encontrar um telefone celular esquecido num espaço público. Uma pessoa honesta tentará localizar o dono do celular para lhe devolver o aparelho.

Leia mais sobre Honestidade.

Liberdade

Liberdade é o direito de uma pessoa agir conforme a sua própria vontade, desde que não infrinja as leis. Trata-se de um dos maiores valores das sociedades democráticas, que prezam pelas liberdades individuais e políticas.

Vemos com alguma frequência notícias de pessoas que vivem em regime de escravidão ou semiescravidão. Se ficamos horrorizados com isso, é porque encaramos a liberdade como um valor fundamental.

Uma sociedade que, após décadas de ditadura, reconquista direitos civis e políticos (como a liberdade de expressão e a liberdade de votar) orientou-se pelo valor da liberdade.

Leia mais sobre Liberdade.

Igualdade

A igualdade é outro valor fundamental das sociedades democráticas atuais. Na Constituição Brasileira, por exemplo, está escrito que “todos são iguais perante a lei”. Assim, do ponto de vista dos direitos, todas as pessoas são iguais, independentemente de sua origem, raça, credo ou classe social.

Mas as pessoas não são iguais. Por exemplo: algumas nascem ricas, outras nascem pobres. Para o filósofo grego Aristóteles, a igualdade consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida das respectivas desigualdades.

Haveria igualdade numa sociedade em que mulheres e homens, ocupando as mesmas funções, tivessem os mesmos salários. A igualdade salarial é uma das principais pautas dos movimentos que lutam pela igualdade de gênero.

Haveria igualdade numa sociedade em que não houvesse desigualdade salarial entre raças no mercado de trabalho.

Leia mais sobre Igualdade e Igualdade de Gênero.

Lealdade

A lealdade é um valor moral que prevê dedicação voluntária a outra pessoa ou a uma causa. Uma pessoa leal não falha em suas promessas, cumprindo sua palavra com responsabilidade e dedicação. Em sua origem, a palavra lealdade significa “agir de acordo com a lei”.

Uma pessoa pode ser leal a uma causa política, por exemplo. Isso significa que ela não trairá seus companheiros e não agirá em desacordo com os seus princípios, mantendo-se fiel ao seu grupo político do início ao fim.

Lealdade tem a ver com integridade de caráter. Uma pessoa desleal é aquela que trai seu compromisso, seja com uma pessoa, um grupo ou uma ideia. Numa relação de amizade, ser leal é ser honesto, sincero e dedicado ao amigo.

Leia mais sobre Lealdade.

Tolerância

A tolerância é um valor muito exaltado em sociedades democráticas, em que os cidadãos devem aceitar e, sobretudo, respeitar as diferenças, sejam elas sociais, raciais, políticas ou religiosas. Ser tolerante é respeitar a liberdade do outro.

Uma pessoa adepta de uma determinada religião que convive de forma respeitosa e pacífica com outra pessoa de outra religião pode ser considerada uma pessoa tolerante. Por mais que haja divergências de credos, essas divergências são superadas em nome do respeito mútuo.

Há tolerância numa sociedade onde pessoas não são discriminadas por sua orientação sexual. O oposto disso é a intolerância, ou seja, o desrespeito, a discriminação e a agressão, seja ela verbal ou física.

Leia mais sobre Tolerância e Discriminação;

Empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e buscar sentir o que o outro sentiria. Assim, o objetivo da empatia é construir uma relação de respeito mútuo por perceber a todos como pessoas integrais, com seus sentimentos, interesses, limitações e habilidades.

Esse é um valor que vem sendo cada vez mais valorizado por impedir o desrespeito às características, às escolhas ou aos distintos modos de vida. Uma pessoa é considerada empática se ela possui essa habilidade de se colocar na situação do outro e conseguir agir da melhor forma para todos.

Por exemplo, nas escolas, uma das estratégias para impedir os casos de bullying é desenvolver a empatia entre os estudantes. Assim, cada um deve tentar sentir-se na pele daquela pessoa que sofre as perseguições, é alvo de gozações ou mesmo de violência física.

No âmbito empresarial, a empatia uma qualidade bastante valorizada em um empregado, ela pode criar um ambiente de cooperação entre a equipe. Possibilita também ter uma relação de maior qualidade com clientes, buscando compreender as suas necessidades.

Leia mais sobre empatia.

Solidariedade

A solidariedade é um valor importante que representa a ajuda oferecida por uma pessoa a outra em condição desfavorável.

Em sociedades onde há uma grande desigualdade social, a solidariedade cumpre um papel importante como um sentimento agregador e mobilizador da sociedade civil. Baseadas na solidariedade, algumas pessoas buscam ajudar aquelas que mais precisam.

Um exemplo são as campanhas de doações de alimentos e roupas, que buscam a solidariedade com as pessoas com menos condições materiais.

A solidariedade mais do que um sentimento de caridade, significa a divisão de responsabilidade entre os que passam por dificuldades e quem pode ajudar.

Leia mais sobre solidariedade.

Coragem

A coragem é compreendida como um valor importante, que diz respeito à superação dos medos e receios para alcançar um objetivo. Ela se opõe à covardia, como um valor que impulsiona as ações dos indivíduos.

É importante perceber que a coragem não é a ausência de medo, pelo contrário, deve existir o medo e sua superação para haver a coragem. Uma coragem desmedida que não avalia os riscos é a chamada temeridade e está mais associada à incapacidade de julgamento do que a um valor moral.

A coragem possibilita que as pessoas possam agir em situações desfavoráveis. É um valor importante para a sociedade por sua característica de superação ou mesmo de enfrentamento de injustiças.

Gostou desse conteúdo? Então experimente ler estes também:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).
Outros conteúdos que podem interessar