Significado de Analfabetismo funcional

O que é Analfabetismo funcional:

Analfabetismo funcional é a incapacidade de compreender textos e operações matemáticas simples e de organizar as próprias ideias para expressar, por exemplo, uma argumentação.

Um analfabeto funcional não é necessariamente uma pessoa que não saiba ler nem escrever, mas sim um indivíduo que tenha dificuldades de compreender e utilizar a informação escrita e refletir sobre ela.

De acordo com o conceito de analfabetismo funcional, o indivíduo pode ser capaz de identificar e ler números, letras, palavras e até frases, mas não conseguir reunir essas informações e assimilá-las como um todo. Trata-se de um problema de interpretação.

O conceito se aplica não só aos receptores das mensagens, mas também aos emissores. Acontece de o indivíduo não conseguir estabelecer uma comunicação eficiente em determinadas situações devido a uma grande dificuldade de se expressar.

Uma das maiores causas do analfabetismo funcional é o baixo acesso e estímulo à leitura. Para resolver essas questões, são desenvolvidos diversos programas pelos governos e ONGs, que realizam contação de histórias, distribuem livros e buscam alfabetizar as pessoas.

Alfabetismo Funcional

O alfabetismo funcional é justamente o oposto do analfabetismo funcional, ou seja, é a capacidade de compreender textos e operações matemáticas simples e de organizar as próprias ideias.

Níveis de alfabetismo funcional

O alfabetismo funcional foi classificado em diferentes grupos de acordo com as capacidades apresentadas pelos indivíduos que respondem às pesquisas.

A escala de alfabetismo do INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional), está dividida em cinco grupos.

Veja abaixo que grupos são esses e confira os principais pontos de cada um:

Analfabeto

  • Não consegue identificar letras e números, nem realizar tarefas simples como a leitura de palavras ou frases.

Rudimentar

  • Consegue identificar informações explícitas e literais em textos simples.
  • Compara, lê e escreve números familiares e consegue identificar os maiores e os menores.
  • Resolve problemas matemáticos simples e estabelece relações entre grandezas e unidades de medida.
  • Reconhece sinais de pontuação e sabe suas respectivas designações e funções.

Elementar

  • Seleciona unidades de informação em textos de extensão média.
  • Resolve problemas envolvendo operações matemáticas básicas com números da ordem do milhar.
  • Compara e relaciona informações numéricas ou textuais, apresentadas em gráficos ou tabelas.
  • Sabe reconhecer o que significa uma representação gráfica de direção e/ou um sentido de uma grandeza.

Intermediário

  • Consegue identificar informações literais em vários tipos de texto, inclusive nos científicos.
  • Resolve problemas envolvendo operações matemáticas complexas com números da ordem dos milhões.
  • Consegue interpretar diversos tipos de textos e elaborar sínteses.
  • Reconhece o efeito estético ou o efeito de sentido de opções lexicais e sintáticas, de figuras de linguagem ou de sinais de pontuação.

Proficiente

  • Produz textos de maior complexidade (mensagem, descrição, exposição ou argumentação).
  • Interpreta tabelas e gráficos envolvendo mais de duas variáveis.
  • Consegue resolver situações-problema relacionadas com tarefas de contextos diversos.

São considerados analfabetos funcionais, os indivíduos que integram os grupos “Analfabeto” e “Rudimentar”.

Analfabetismo Funcional no Brasil

O analfabetismo funcional no Brasil é avaliado pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM). Esse instituto tem uma parceria com a ONG Ação Educativa, apoiada pelo IBOPE inteligente, com o objetivo de mensurar o nível de alfabetismo da população brasileira entre os 15 e os 64 anos.

Essa análise é feita através do INAF, pesquisa que avalia habilidades e práticas de leitura, de escrita e de matemática da população aplicadas ao cotidiano.

Em 2018, por exemplo, o INAF realizou um estudo para definir o índice de alfabetismo funcional do brasileiro no mundo do trabalho. Para a pesquisa, foram escolhidas 2002 pessoas de áreas urbanas e rurais de todas as regiões do Brasil.

Nível de Alfabetismo

Porcentagem da população
Analfabeto 8%
Rudimentar 22%
Elementar 34%
Intermediário 25%
Proficiente 12%

De acordo com a pesquisa, é possível ter uma noção de quem são os analfabetos funcionais. O grupo foi dividido em diferentes quesitos para simplificar a compreensão dos resultados. Veja abaixo quais indivíduos integram majoritariamente cada quesito:

  • escolaridade: indivíduos com nenhuma escolaridade ou com escolaridade máxima equivalente ao Ensino Fundamental
  • gênero: indivíduos do sexo masculino
  • faixa etária: indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos
  • raça: indivíduos de raça negra
  • situação de trabalho: pessoas desempregadas ou com funções de dona de casa

Alfabetização funcional

A alfabetização funcional é um processo de ensino e aprendizagem voltado para fins específicos.

Esse tipo de ensino é focado no desenvolvimento de capacidades relacionadas com a vida adulta, como a realização de tarefas do cotidiano, tanto em um contexto de trabalho quanto em um contexto de vida em comunidade.

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