Significado da Aliança de Compromisso (anel de compromisso)

A aliança de compromisso ou anel de compromisso é um objeto simbólico que representa o pacto ou a promessa entre duas pessoas.

Normalmente, o anel de compromisso é utilizado por casais, como um símbolo da responsabilidade e compromisso de ambos com a relação que possuem.

A aliança de noivado é um exemplo de anel de compromisso, pois é utilizado não apenas como um simples adereço, mas também como um sinal de que aquelas pessoas estão comprometidas uma com a outra.

O mesmo esquema funciona com as alianças de casamento, que representam o comprometimento do casal com o contrato de matrimônio que celebraram.

De acordo com a tradição, o anel de compromisso deve ser utilizado no dedo anelar (da mão direita durante o noivado, e passando para o dedo anelar da mão esquerda quando o casamento é concretizado).

Aliança no dedo anelar

Os anéis de compromisso são feitos, normalmente, de materiais valiosos, como ouro, prata, aço ou mesmo com pedras de diamantes e outras joias.

Muitos casais também costumam trocar anéis de compromisso de namoro, que servem com o mesmo propósito citado anteriormente: afirmar materialmente os sentimentos que ambos sentem.

Saiba mais sobre: usar aliança e bodas de casamento.

Publicado em