Significado de Arquitetura moderna

Laura Aidar
Revisão por Laura AidarProfessora de Artes

O que é a Arquitetura moderna:

A arquitetura moderna é um estilo que surgiu no século XX como um movimento de oposição à arquitetura que vinha sendo feita até então - mais rebuscada e com excesso de ornamentos. Com a criação da Escola Bauhaus, por iniciativa do arquiteto alemão Walter Gropius, começa essa nova fase da arquitetura.

No Brasil, a arquitetura modernista se iniciou nas primeiras décadas do século XX e atingiu seu ápice nos anos 1950, tendo como principais expoentes Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

O estilo moderno na arquitetura privilegia o simples e a função social das obras. As construções modernistas rejeitam as arquiteturas com elementos decorativos e ornamentais e empregam formas geométricas e linhas simples.

Na arquitetura modernista "menos é mais" e "a forma segue a função".

Palácio do Planalto - Arquitetura modernaPalácio do Planalto, projetado por Oscar Niemeyer, uma das obras mais icônicas da arquitetura moderna brasileira.

Os materiais e as inovações tecnológicas proporcionadas pela Revolução Industrial, que estava em curso naquele momento, influenciaram as construções. O concreto, o aço e o ferro, materiais que começaram a ser produzidos em escala, foram muito utilizados nas obras modernistas.

A arquitetura moderna se insere no contexto do movimento modernista, que além da arquitetura, influenciou outras vertentes culturais, como a literatura, a poesia, a dança e a escultura.

Saiba mais sobre a arquitetura.

Características da arquitetura moderna

  • As construções são funcionais, planejadas de acordo com o uso que as pessoas farão delas.
  • Há integração da arquitetura à natureza e à paisagem do entorno.
  • Rejeitam-se elementos decorativos, ornamentais e supérfluos.
  • Utilizam-se linhas e formas geométricas definidas.
  • As construções são limpas, econômicas e úteis.
  • Acabamentos em concreto aparente em detrimento ao reboco e à pintura.
  • Utilização de pilotis (espécie de coluna) para liberar espaço na parte térrea dos edifícios.

Resumo da história da arquitetura moderna

A arquitetura moderna tem sua origem na Europa, no contexto da Revolução Industrial e do desenvolvimento tecnológico. É nesse momento que técnicas novas são utilizadas para a construção de arranhas-céus e da Torre Eiffel.

O marco inicial desse movimento da arquitetura foi a escola de Bauhaus na Alemanha, onde as construções eram projetadas com foco na funcionalidade e na simplicidade das formas.

Essa escola foi fechada em 1933 por Hitler, no contexto da ascensão do Nazismo. Os artistas dessa escola, no entanto, mudam-se para outros países e dão continuidade aos seus trabalhos na arquitetura.

Alguns dos arquitetos modernistas estrangeiros mais famosos são: Frank Loyd Wright, Mies van der Rohe e Le Corbusier.

A arquitetura moderna no Brasil

Um dos precursores da arquitetura modernista no Brasil foi o russo George Warchavchik. Sua casa, construída na Vila Mariana em São Paulo, em 1927, é considerada a primeira obra modernista do país.

Warchavchik foi contratado como professor pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro (ENBA), onde atuou com Lúcio Costa, que foi diretor da instituição em 1930 e 1931.

Um dos grandes marcos para a arquitetura moderna no Brasil foi a construção do Ministério da Educação e Saúde, que teve como consultor técnico o renomado Le Corbusier e foi coordenada por Lúcio Costa. Dentre os arquitetos que formavam a equipe estavam Oscar Niemeyer e Afonso Eduardo Reidy.

Saiba mais sobre Arte Moderna.

Ministério da educação e saúde - arquitetura modernaFachada do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro.

Depois da participação dessa construção e de outros projetos bem sucedidos, Oscar Niemeyer foi convidado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek, para projetar os principais edifícios de Brasília.

A construção de Brasília foi toda inspirada nos ideais modernistas e seu projeto urbanístico ficou a cargo de Lúcio Costa.

Diferença entre arquitetura moderna e arquitetura contemporânea

As arquiteturas moderna e contemporânea, apesar de terem semelhanças, são movimentos diferentes. A arquitetura moderna teve seu início nos início do século XX e predominou até meados dos anos 50. A arquitetura contemporânea é do final dos anos 80 e permanece até hoje.

A arquitetura contemporânea traz elementos da arquitetura moderna, como o minimalismo e o racionalismo, mas preocupa-se com outras questões, como o conforto ambiental e a sustentabilidade das construções.

A partir desse movimento, há uma grande preocupação com o uso de materiais recicláveis, naturais e não tóxicos e a valorização da luz natural dentro dos edifícios.

Veja também o significado de Arquitetura Grega, Arquitetura Renascentista e Arquitetura Gótica.

Principais arquitetos modernistas e suas obras

Conheça quais foram os principais expoentes da arquitetura moderna no Brasil e no mundo:

Le Corbusier

Considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX, o francês Le Corbusier foi responsável pelos Unité d'Habitation, habitações construídas após o final da Segunda Guerra Mundial.

unite-dhabitation-arquitetura-modrna-significados-bb.jpgUnité d'habitation em Marselha, na França.

Foi Corbusier que propôs, em 1926, os 5 pontos da arquitetura moderna, empregados em grande parte das obras modernistas:

  • Planta livre: construções sem paredes e divisórias, de maneira que as reformas não causassem danos às estruturas. Caso fosse necessário construir paredes, elas podem ser feitas de gesso ou qualquer outro material, proporcionando mais flexibilidade no uso do espaço.
  • Fachada livre: a fachada livre é uma consequência da planta livre. Como as paredes não fazem parte da estrutura, não há necessidade de compatibilizar a estrutura com a fachada.
  • Janelas em fita: as janelas são aberturas longas que muitas vezes cortam a extensão de todo o edifício. Permitem maior iluminação natural e vistas panorâmicas da parte externa.
  • Pilotis: pilotis são os canos de aço que elevam as estruturas. Corbusier defendia esse vão para permitir que as pessoas passassem por baixo dos edifícios, ou seja, que eles não se tornassem barreiras físicas para o ir e vir.
  • Terraço jardim: utilização dos terraços das casas como jardins e espaços de convivência. A ideia era dar funcionalidade a uma parte das construções que geralmente é inutilizada.

Frank Loyd Wright

Wrigth é um arquiteto americano que buscava harmonizar suas construções com a natureza. Sua obra mais famosa, a Casa da Cascata, foi construída de maneira integrada ao curso da água de uma cascata e às pedras e vegetações do terreno.

Casa da CascataCasa da Cascata, Pensilvânia, Estados Unidos.

Afonso Eduardo Reidy

Reidy nasceu na França, mas cresceu e viveu no Rio de Janeiro. Junto com Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, participou do projeto para o Ministério da Educação e Saúde. Além disso, foi o arquiteto responsável pela construção do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Museu de arte moderna do Rio de JaneiroMuseu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Lina Bo Bardi

A arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi veio para o Brasil em 1946 e se naturalizou brasileira em 1951. Bardi foi responsável pelo projeto do Museu de Arte de São Paulo (MASP). O museu possui um vão com pé direito de 8 metros e 74 metros de comprimento - a obra com maior vão livre do mundo à época.

Museu de Arte de São Paulo - Arquitetura moderna

Outra famosa obra de Bardi é a Casa de Vidro, que foi construída no bairro do Morumbi, em São Paulo, para ser sua residência. Construída em meio à Mata Atlântica, é rodeada de vidros e está estruturada sobre pilotis - tubos de aço que elevam a estrutura.

Casa de vidro - arquitetura modernaCasa de Vidro, em São Paulo

O que foi o modernismo?

O modernismo foi um movimento artístico e cultural que buscou romper com o tradicionalismo estético vigente até então. Esse movimento é do início do século XX e tem como marco a Semana de Arte Moderna de 1922.

Esse evento aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo e contou com apresentações musicais, declamação de poesias, exposições de obras de arte e esculturas.

Entenda o que foi o Modernismo e suas características.

Data de atualização: 04/10/2019.

Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007. Formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo (2010).