Significado de Fachada

O que é Fachada:

Fachada é um termo relacionado com a arquitetura, e significa cada uma das faces exteriores de um edifício. Além disso, fachada também pode ser sinônimo de aparência exterior, frente ou frontispício.

Um equívoco comum é considerar que a palavra fachada remete sempre para a parte da frente de um imóvel. A fachada frontal, também conhecida como fachada principal, é apenas uma das fachadas. Existe também a fachada posterior e as fachadas laterais. A fachada frontal é a mais importante, porque tem maior visibilidade e pode ser a única fachada de frente para a rua.

As fachadas podem possuir diversos estilos diferentes (fachadas clássicas, modernas etc.) e podem ser construídas em diferente materiais, como vidro, aço, e outros. As fachadas são personalizáveis porque podem ser um reflexo do proprietário do imóvel em questão.

No sentido figurado, a palavra fachada corresponde ao aspecto exterior de alguém, podendo ser sinônimo de semblante. Por exemplo: Ele parece muito forte emocionalmente, mas isso é só fachada. Na realidade ele é uma das pessoas mais frágeis que eu conheço.

Fachada também pode ser um termo usado para descrever um negócio que serve para encobrir uma determinada atividade ilícita. Muitas organizações criminosas usam certos negócios como uma fachada para lavagem de dinheiro.

Relativamente à grafia da palavra fachada, muitas pessoas cometem erros, escrevendo erradamente faxada ou faixada.

Data de atualização: 10/12/2013.