Significado de Ascetismo

O que é Ascetismo:

Ascetismo é uma doutrina filosófica que defende a abstenção dos prazeres físicos e psicológicos, acreditando ser o caminho para atingir a perfeição e equilíbrio moral e espiritual.

Para os ascetas – praticantes do ascetismo – o corpo físico é fonte de grandes males, sendo inútil em termos espirituais, e renegam todos os desejos carnais ou mundanos. Por esta razão, é comum do ascetismo a pratica de penitências físicas, como flagelações, dietas rigorosas e frequentes jejuns.

As desconsiderações e renegações dos impulsos naturais carnais seriam o único caminho para atingir a real sabedoria, exercitando o autocontrole diante das inúmeras tentações humanas.

Convencionou-se associar o ascetismo à espiritualidade, porém, não são todos os exemplos de ascetas que buscam atingir um nível elevado divinal ou conquistas espirituais.

Os antigos espartanos, por exemplo, eram expostos a situações de extremo sofrimento físico e psicológico, com o intuito de estarem preparados para combater em guerras, tornando-se combatentes mais resistentes.

Ascetismo religioso

Este é um modelo clássico e mais difundido do ascetismo, bastante comum nas doutrinas cristãs primitivas ou em religiões orientais, como algumas vertentes do budismo, por exemplo.

Os ascetas religiosos deveriam viver uma vida com austeridade dos prazeres mundanos, com a intenção de conquistar o máximo domínio espiritual.

Os prazeres carnais, ou seja, que são naturais dos seres humanos, seriam considerados pecaminosos e deveriam ser abnegados.

Ascetismo laico

O ascetismo laico é um conjunto de representantes religiosos propostos pelo intelectual e “pai da Sociologia” Max Weber.

O calvinismo, o pietismo, o metodismo e as seitas do movimento batista são algumas das doutrinas religiosas protestantes que compõe o chamado ascetismo laico.

Em seus estudos sobre o "espírito" do capitalismo, Weber também explicar o conceito do ascetismo mundano, uma concepção de comportamento social em que os seguidores das doutrinas religiosas protestantes se dedicavam à aplicação profissional, sem se importar pelos prazeres que o acumulo de riquezas poderia trazer.

Weber ainda apresentou em seus estudos as definições de ascetismo intramundano e extramundano, que consiste na aceitação de uma religiosidade mais racional, com algumas praticas seculares, e a ideia de que as "coisas de Deus" são paralelas e opostas às "coisas do mundo", respectivamente.

Ascetismo e hedonismo

O ascetismo e o hedonismo são conceitos opostos. Enquanto que o ascetismo prega a negação dos prazeres mundanos e carnais, o hedonismo é uma filosofia que diz ser a busca pelo prazer o único propósito da vida.

Saiba mais sobre o significado de Hedonismo.

Data de atualização: 06/02/2017.