Significado de Assembleia

O que é uma Assembleia:

Assembleia é um substantivo feminino que indica a reunião ou agrupamento de pessoas que têm um determinado objetivo em comum.

A expressão Assembleia Geral indica uma reunião onde estão presentes a maior parte dos sócios de uma determinada organização ou associação, e que têm poder para tomar decisões relacionadas com essa organização.

Assembleia também pode ser sinônimo de uma sociedade ou de um clube.

Muitas pessoas não sabem se a forma correta de escrever é assembleia ou assembléia, ou seja, se tem acento ou não. A forma correta é assembleia e não assembléia. Isto porque, de acordo com o novo acordo ortográfico, o acento agudo não é mais usado nas palavras paroxítonas (a sílaba tônica é a penúltima da palavra) que tenham o ditongo aberto "ei" e "oi".

Assembleia de Deus

Assembleia de Deus é a designação dada para uma denominação de igrejas evangélicas cristãs. As Assembleias de Deus estão inseridas nas doutrinas do Protestantismo e Pentecostalismo. Existem várias Assembleias de Deus com nomes diferentes, e se trata da maior denominação evangélica no Brasil.

Assembleia legislativa

Uma assembleia legislativa consiste na câmara dos deputados estaduais e tem como principal função produzir legislação.

Na Assembleia podem ser apresentados projetos de lei por comissões da assembleia legislativa, pelo Procurador Geral de Justiça, Tribunal de Contas, deputados estaduais, Tribunal de Justiça e governador do Estado.

Assembleia constituinte

No âmbito da política, uma assembleia constituinte é um conjunto de representantes de uma nação, que tem como objetivo criar uma constituição ou modificar uma constituição que já está em vigor.

Uma assembleia constituinte tem plenos poderes (ou poder constituinte) para mudar a constituição e é reunida pelo povo, sendo dissolvida depois de cumprir o seu objetivo.

A primeira assembleia constituinte surgiu em 1823 com o apoio de D. Pedro I, para criação das primeiras leis máximas do Brasil. Algumas medidas tomadas previam a divisão dos poderes, entre executivo, legislativo e judiciário, o que enfraqueceria o poder de D. Pedro I.

Por esse motivo, primeira assembleia constituinte foi dissolvida em 1823, em uma noite conhecida como Noite da agonia, quando o Exército invadiu o plenário, sob as ordens de D. Pedro I.

Data de atualização: 17/09/2014.