Significado de Besta

O que é Besta:

Besta é um substantivo feminino utilizado para nomear animais quadrúpedes (que andam em quatro patas) que podem ser utilizados para se cavalgar. Como um adjetivo, a palavra besta pode ser interpretada como sinônimo de "indivíduo tolo", "ignorante" ou "estúpido".

Etimologicamente, o termo "besta" surgiu a partir do latim bestia e significa literalmente "fera" ou "animal".

Atualmente, a palavra ganhou um contexto pejorativo para descrever pessoas que possuem um comportamento não civilizado ou que são consideradas "desprovidas de esperteza". Neste contexto, "besta" é entendido como um sinônimo de "bobo", "bocó", "tolo" ou "burro". Exemplo: "Deixa de ser besta e compra logo a casa" ou "Você é muito besta, menino!"

Saiba mais sobre o significado de Bocó.

No âmbito religioso, a figura da besta é uma referência popular direta ao diabo e à toda maldade existente no mundo, proveniente dos atos e influência do demônio. Na Bíblia Sagrada, a besta representa nações tiranas e déspotas, que utilizam o seu poder para inferiorizar a população e fazê-la sofrer.

Arma besta

Besta, balestra ou balesta também é o nome dado para um tipo de arma medieval, descrita como uma mistura de espingarda com arco e flecha. Este instrumento de combate foi bastante popular durante o século XVI, sendo substituído aos poucos pelas primeiras armas de fogo, como os mosquetes, por exemplo.

Marcas da besta

No livro de Apocalipse de São João 12:9, a figura da besta é descrita como um "dragão de sete cabeças" que marcaria todas as pessoas, ricos e pobres, escravos e homens livres, com um sinal na mão direita ou na testa, com o seu nome. Ainda de acordo com a bíblia, todas as pessoas que tiverem a marca da besta serão amaldiçoadas, com úlceras e doenças dolorosas.

Para os estudiosos da Bíblia, a figura da besta e os relatos descritos no livro de Apocalipse são metáforas que devem ser interpretadas a partir de um ponto de vista mais realista, baseado em acontecimentos históricos da época em que o livro foi escrito.

A imagem do dragão de sete cabeças, por exemplo, na realidade representava as sete colinas de Roma, que vivia sob um poder político totalitário, ditatorial e opressor.

Muitas doutrinas cristãs contemporâneas interpretam os relatos do Apocalipse de São Pedro "ao pé da letra", e acreditam que exista uma conspiração mundial perversa para controlar os seres humanos com um chip que seria implantado na mão direita e testa das pessoas, como um "sinal da besta" descrito na bíblia dos cristãos.

Número da besta

Segundo o livro de Apocalipse de São João, no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, uma das marcas da besta seria o número 666.

O apóstolo João, ao citar a besta, se referia ao imperador romano Cesar Nero, que perseguiu ferozmente os cristãos, no século I. O número 666, conforme o valor numérico das letras em hebraico corresponde ao nome de Cesar Nero.

Atualmente, para os supersticiosos, o número 666 é símbolo de azar e maldição, sendo uma forma de ovacionar o diabo.

Saiba mais sobre o significado de 666.

Data de atualização: 22/04/2015. O significado de Besta está na categoria: Geral