Significado de Bigode

O que significa um Bigode:

Bigode é uma palavra que descreve o crescimento de pelo na parte superior do lábio.

Uma pessoa pode deixar crescer bigode por várias razões, mas uma das principais é o motivo estético.

Essa tendência foi muito comum nos anos 70, mas parece que voltou nos últimos anos. Uma possível explicação é que as pessoas deixam crescer o bigode para demonstrar apoio a uma causa social. Um exemplo é o das pessoas que deixam crescer o bigode em Novembro, também conhecido como Movember.

O Movember é uma fundação criada na Austrália em 2003. Consiste na junção de moustache (bigode em inglês) e November (Novembro em inglês). Nestes casos, "Mo" é também usado como um diminutivo para bigode.

Esta fundação incentiva os seus participantes a deixar crescer o bigode no mês de Novembro. Além disso, a fundação também tem como objetivo levantar fundos para a luta contra o câncer da próstata, câncer de testículo ou problemas relacionados com a saúde mental do homem.

A Fundação Movember já conseguiu juntar mais de 580 milhões de dólares desde 2003, para financiar pesquisas científicas sobre o câncer e outros projetos relacionados com a saúde masculina.

Também foram criados vários acessórios como anéis ou colares de bigode para que mulheres também possam se unir a essa causa.

Bigode grosso

No sentido figurado, a expressão bigode grosso remete para uma pessoa que é boa naquilo que faz. Não se trata de um bigode literal, mas sim de um elogio, uma expressão que descreve alguém tem elevado estatuto e desempenha a sua função de forma exímia. Ex: Esta foi a melhor refeição da minha vida, o chef é bigode grosso.

Esta expressão atingiu a popularidade através de uma música da MC Marcelly, com o mesmo nome.

Bigode chinês

No âmbito da estética, o bigode chinês é a marca de expressão na cara de uma pessoa, que se prolonga das narinas quase até o canto da boca. Costuma aparecer por volta dos 30 anos e tem esse nome porque é parecido com um longo bigode que era usado antigamente por alguns homens chineses.

Data de atualização: 20/10/2014.