Significado de Biogênese

O que é a Biogênese:

Biogênese consiste na teoria atualmente aceita que explica a origem dos seres vivos, sendo estes apenas possíveis de existir a partir da reprodução de outros organismos vivos. Em suma, a vida somente é originada onde há uma forma de vida pré-existente..

A teoria da biogênese é atribuída ao cientista francês Louis Pasteur, o criador do processo da pasteurização. Segundo as respostas obtidas através das experiências realizadas por Pasteur, os seres vivos somente podem se originar a partir de outros. No entanto, a biogênese não explica como teria surgido o primeiro ser vivo.

Existem diversas outras teorias, atualmente refutadas, que tentam explicar o surgimento da vida na Terra, como a abiogênese (veremos logo a seguir) e a teoria da panspermia cósmica. Esta última tenta explicar o surgimento das primeiras formas de vida terrestre, tendo como premissa a ideia de que se originaram inicialmente em algum lugar no espaço. 

Abiogênese e Biogênese

A Abiogênese, também conhecida como a Teoria da Geração Espontânea, foi a primeira hipótese a ser proposta sobre a origem da vida, do ponto de vista filosófico e científico. Essa teoria perdurou durante toda a Antiguidade, tendo Aristóteles como um dos notórios apoiadores.

Os defensores dessa ideia afirmavam que a vida podia surgir a partir de qualquer tipo de material orgânico. Por exemplo, pensavam que sapos podiam "brotar" em pântanos e larvas em carnes pobres. 

O declínio da abiogênese começou a partir do famoso experimento de Francesco Redi (1626 - 1697). O médico italiano usou frascos, cadáveres de animais e pedaços de carne para provar que as larvas não nasciam a partir da geração espontânea, como se imaginava na época. 

Redi pôs a carne nos frascos, mas em alguns vedou a abertura com gaze e em outros deixou aberto. Nos frascos que estavam abertos e expostos ao ar, ocorreu a formação de larvas, por outro lado, nos que estavam fechados não houve qualquer alteração.

Assim, o cientista observou que os vermes não "brotavam" dos cadáveres e alimentos pobres, mas sim recebiam os ovos de moscas que pousavam na carne e que, posteriormente, eclodiam.

No entanto, mesmo após o experimento de Redi, alguns cientistas continuavam a acreditar na veracidade da abiogênese. John Needan, por exemplo, defendeu a teoria afirmando que a geração espontânea surgia graças a uma "energia vital".

Anos mais tarde, em 1860, Louis Pasteur, realizou um experimento que derrubou definitivamente a teoria da geração espontânea. 

O cientista fez uma experiência usando frascos de vidro com gargalhos semelhantes ao pescoço dos cisnes. Dentro de cada frasco havia um caldo nutritivo. Os frascos foram fervidos e deixados em repouso por alguns dias. Devido ao formato dos gargalhos, os microorganismos não conseguiram entrar em contato com o caldo, fazendo com que não houvesse formação de organismos neste. Quando Pasteur quebrou os gargalhos e deixou o caldo exposto ao ar, poucos dias depois surgiram microorganismos no líquido. 

Saiba mais sobre o significado de Abiogênese.

O significado de Biogênese está na categoria: Ciência