Biogênese (teoria)
Biogênese consiste na teoria atualmente aceita que explica a origem dos seres vivos, sendo estes apenas possíveis de existir a partir da reprodução de outros organismos vivos. Em suma, a vida somente é originada onde há uma forma de vida preexistente. A teoria da biogênese é atribuída ao cientista francês Louis Pasteur, o criador do processo da pasteurização. Segundo as respostas obtidas através das experiências realizadas por Pasteur, os seres vivos somente podem se originar a partir de outros. No entanto, a biogênese não explica como teria surgido o primeiro ser vivo.
Existem diversas outras teorias, atualmente refutadas, que tentam explicar o surgimento da vida na Terra, como a abiogênese (veremos logo a seguir) e a teoria da panspermia cósmica. Esta última tenta explicar o surgimento das primeiras formas de vida terrestre, tendo como premissa a ideia de que se originaram inicialmente em algum lugar no espaço.
Diferença entre abiogênese e biogênese
A Abiogênese, também conhecida como a Teoria da Geração Espontânea, foi a primeira hipótese a ser proposta sobre a origem da vida, do ponto de vista filosófico e científico. Essa teoria perdurou durante toda a Antiguidade, tendo Aristóteles como um dos notórios apoiadores.
Os defensores dessa ideia afirmavam que a vida podia surgir a partir de qualquer tipo de material orgânico. Por exemplo, pensavam que sapos podiam "brotar" em pântanos e larvas em carnes pobres.
O declínio da abiogênese começou a partir do famoso experimento de Francesco Redi (1626 - 1697). O médico italiano usou frascos, cadáveres de animais e pedaços de carne para provar que as larvas não nasciam a partir da geração espontânea, como se imaginava na época.
Redi pôs a carne nos frascos, mas em alguns vedou a abertura com gaze e em outros deixou aberto. Nos frascos que estavam abertos e expostos ao ar, ocorreu a formação de larvas, por outro lado, nos que estavam fechados não houve qualquer alteração.
Assim, o cientista observou que os vermes não "brotavam" dos cadáveres e alimentos pobres, mas sim recebiam os ovos de moscas que pousavam na carne e que, posteriormente, eclodiam.
No entanto, mesmo após o experimento de Redi, alguns cientistas continuavam a acreditar na veracidade da abiogênese. John Needan, por exemplo, defendeu a teoria afirmando que a geração espontânea surgia graças a uma "energia vital".
Anos mais tarde, em 1860, Louis Pasteur, realizou um experimento que derrubou definitivamente a teoria da geração espontânea.
O cientista fez uma experiência usando frascos de vidro com gargalos semelhantes ao pescoço dos cisnes. Dentro de cada frasco havia um caldo nutritivo. Os frascos foram fervidos e deixados em repouso por alguns dias. Devido ao formato dos gargalos, os microrganismos não conseguiram entrar em contato com o caldo, fazendo com que não houvesse formação de organismos neste. Quando Pasteur quebrou os gargalos e deixou o caldo exposto ao ar, poucos dias depois surgiram microrganismos no líquido.
Saiba mais sobre Abiogênese.
- Abiogênese (teoria)
- Abiogênese e Biogênese: entenda as duas teorias (surgimento dos seres vivos)
- Significado de Simbiose
- Lamarck e Darwin
- As 10 características dos seres vivos (explicadas)
- Criacionismo e evolucionismo: diferenças e o que são
- Células procariontes e células eucariontes
- Protozoários
- Mutualismo
- Leis de Mendel