Significado de Gêneros Textuais

O que são Gêneros Textuais:

Gêneros textuais são formas de redação que apresentam características peculiares, definidas por seu conteúdo, seu estilo, sua estrutura e sua função. Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Vejamos quais são os principais gêneros que fazem parte do nosso dia a dia:

Romance

O romance é um texto narrativo que se caracteriza por um relato extenso de situações de conflito vividas por mais de uma personagem. São exemplos de romance O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós, Capitães da Areia, de Jorge Amado, e Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa.

Exemplo de romance:

É aqui também que mora o chefe dos Capitães da Areia: Pedro Bala. Desde cedo foi chamado assim, desde seus cinco anos. Hoje tem 15 anos. Há dez que vagabundeia nas ruas da Bahia. Nunca soube de sua mãe, seu pai morrera de um balaço. Ele ficou sozinho e empregou anos em conhecer a cidade. Hoje sabe de todas as suas ruas e de todos os seus becos. Não há venda, quitanda, botequim que ele não conheça. Quando se incorporou aos Capitães da Areia (o cais recém-construído atraiu para as suas areias todas as crianças abandonadas da cidade) o chefe era Raymundo, o Caboclo, mulato avermelhado e forte.

Trecho do romance Capitães da Areia, de Jorge Amado.

Leia mais sobre o Significado de Romance.

Conto

O conto é um texto narrativo, geralmente curto e centrado numa única situação de conflito. São exemplos de conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe, “O ladrão”, de Mário de Andrade, e “Casa tomada”, de Julio Cortázar.

Exemplo de conto:

Não espero nem solicito o crédito do leitor para a tão extraordinária e no entanto tão familiar história que vou contar. Louco seria esperá-lo, num caso cuja evidência até os meus próprios sentidos se recusam a aceitar. No entanto não estou louco, e com toda a certeza que não estou a sonhar. Mas porque posso morrer amanhã, quero aliviar hoje o meu espírito. O meu fim imediato é mostrar ao mundo, simples, sucintamente e sem comentários, uma série de meros acontecimentos domésticos. Nas suas consequências, estes acontecimentos aterrorizaram-me, torturaram-me, destruíram-me. No entanto, não procurarei esclarecê-los. O sentimento que em mim despertaram foi quase exclusivamente o de terror; a muitos outros parecerão menos terríveis do que extravagantes.

Início do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe.

Leia mais sobre o Significado de Conto e veja mais Exemplos de Conto.

Crônica

A crônica é um texto narrativo curto, centrado numa única situação de conflito e escrito em linguagem coloquial. Crônicas têm como assunto preferencial os pequenos conflitos do cotidiano. São exemplos de crônica “A borboleta amarela”, de Rubem Braga, “O homem nu”, de Fernando Sabino, e os textos da Comédia da Vida Privada, de Luís Fernando Veríssimo.

Exemplo de crônica:

Era uma borboleta. Passou roçando em meus cabelos, e no primeiro instante pensei que fosse uma bruxa ou qualquer outro desses insetos que fazem vida urbana; mas, como olhasse, vi que era uma borboleta amarela.
Era na esquina da Graça Aranha com Araújo Porto Alegre; ela borboleteava junto ao mármore negro do Grande Ponto; depois desceu, passando em face das vitrinas de conservas e uísques; eu vinha na mesma direção; logo estávamos defronte da ABI. Entrou um instante no hall, entre duas colunas; seria uma jornalista? – pensei com certo tédio.

Início da crônica “A borboleta amarela”, de Rubem Braga.

Leia mais sobre o Significado de Crônica.

Poema

O poema é um texto geralmente organizado em versos e caracterizado pelo uso de figuras de linguagem, como a metáfora, a assonância e a aliteração. A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade, e Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, são exemplos de livros de poemas.

Não rimarei a palavra sono
com a incorrespondente palavra outono.
Rimarei com a palavra carne
ou qualquer outra, que todas me convêm.
As palavras não nascem amarradas,
elas saltam, se beijam, se dissolvem,
no céu livre por vezes um desenho,
são puras, largas, autênticas, indevassáveis.

Primeira estrofe do poema “Consideração do poema”, do livro A Rosa do Povo, de Carlos Drumond de Andrade.

Leia mais sobre o Significado de Poema e sobre Poesia, Poema, Prosa e Soneto.

Ensaio

O ensaio é um gênero reflexivo, em que o autor discorre sobre um determinado assunto de maneira livre, não sistematizada e original. São exemplos do gênero os textos do livro Ensaios, de Michel de Montaigne.

Exemplo de ensaio:

Voltando ao meu assunto, creio que não há nada de bárbaro ou de selvagem nessa nação, a julgar pelo que me foi referido; sucede, porém, que classificamos de barbárie o que é alheio aos nossos costumes; dir-se-ia que não temos da verdade e da razão outro ponto de referência que o exemplo e a ideia das opiniões e usos do país a que pertencemos. Neste, a religião é sempre perfeita, perfeito o governo, perfeito e irrepreensível o uso de todas as coisas. Aqueles povos são selvagens na medida em que chamamos selvagens aos frutos que a natureza germina e espontaneamente produz; na verdade, melhor deveríamos chamar selvagens aos que alteramos por nosso artifício e desviamos da ordem comum. Nos primeiros, as verdades são vivas e vigorosas, e as virtudes e propriedades mais úteis e naturais do que nos últimos, virtudes e propriedades que nós abastardamos e acomodamos ao prazer do nosso gosto corrompido. E, todavia, em diversos frutos daquelas regiões, que se desenvolvem sem cultivo, o sabor e a delicadeza são excelentes ao gosto, comparando-os com os nossos.

Trecho do ensaio “Dos canibais”, de Michel de Montaigne.

Biografia

A biografia é um texto narrativo que, baseado em documentação diversa, busca reconstituir a história de vida de uma pessoa. Um exemplo é a biografia Getúlio, do jornalista Lira Neto, que conta a história do estadista brasileiro Getúlio Vargas.

Exemplo de biografia:

Ao mesmo tempo, já nos primeiros decretos assinados como novo dirigente da nação, Getúlio estabeleceu a anistia aos exilados e presos políticos perseguidos pelos governos anteriores, além de criar o Ministério do Trabalho e o da Educação e Saúde. Pela primeira vez no Brasil, um presidente reconhecia a questão social, em vez de tratá-la como mero caso de polícia. Ao implementar uma inédita política trabalhista, Getúlio estabelecia novas perspectivas em um país que, apenas quatro décadas antes — período relativamente curto quando encarado em uma perspectiva histórica —, vivia sob o escândalo repugnante da escravidão. Se o trabalhismo inaugurado por ele tinha como objetivo reprimir os esforços de organização independente do operariado urbano e submetê-lo ao controle do estado, só os próximos anos diriam.

Trecho da biografia Getúlio: dos anos de formação à conquista do poder (1882-1930), de Lira Neto.

Leia mais sobre o Significado de Biografia.

Diário

Diário é um gênero de caráter pessoal, usado por uma pessoa para registrar periodicamente suas experiências, vivências, reflexões, pensamentos etc. O livro O Observador no Escritório contém passagens do diário do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Agosto, 26 — Ainda às voltas com a tradução de Les Liaisons Dangereuses, de Laclos, trabalho que empreendi pelo suposto prazer de traduzir, sem encomenda de editor. Que problema, escrever novamente um livro alheio! E que pretensão... Não sei o que mais padece neste jogo, se o pensamento do autor, se as palavras que o vestem. Para dizer a verdade, as traduções deviam ser proibidas, como moeda falsa.

Setembro, 30 — Reunião da Diretoria da Associação Brasileira de Escritores. Martins de Almeida, convidado, apresenta um projeto de caixa beneficente da classe. Mas haverá escritores a serem beneficiados? 99% são funcionários públicos. Eu também. Almeida faz parte do 1 % restante.

Trecho do livro O Observador no Escritório, de Carlos Drummond de Andrade.

Notícia

A notícia é um gênero jornalístico cuja função é comunicar algum fato socialmente relevante, como um acontecimento político ou evento cultural. O jornal, seja ele impresso ou eletrônico, está repleto de notícias, que se caracterizam pela isenção e pela objetividade.

Exemplo de notícia:

Passo de gigante para o setor energético! Reator de fusão nuclear bate recorde

Abílio Rodrigues 28 dezembro 2020, 18:04

Na noite de Natal, enquanto muitos se preparavam para dar as boas-vindas ao Papai Noel e abrir os seus presentes, um grupo de cientistas na Coreia do Sul assistia a um passo muito importante para o setor energético mundial.

A equipe do Korea Superconducting Tokamak Advanced Research (KSTAR) conseguiu atingir durante 20 segundos uma temperatura de 100 milhões de graus centígrados no seu reator de fusão nuclear.

Trecho de notícia publicada no site 4gnews.

Leia mais sobre o Significado de Notícia.

Artigo de opinião

O artigo de opinião é um texto de caráter argumentativo, geralmente publicado em jornais e revistas. Ele se caracteriza pela exposição da opinião de quem escreve (o articulista) sobre os mais diversos temas da atualidade.

Exemplo de artigo de opinião:

É inegável a importância da preservação da Amazônia, não só para garantir condições de vida para os povos que lá vivem, mas também para conter as mudanças climáticas. A preservação desse bioma, portanto, é de interesse global. Cabe às nações que o compartilham reforçar a governança, promovendo a sustentabilidade e ampliando a fiscalização. Já as nações mais ricas do mundo e as ONGs podem contribuir com apoio logístico e financeiro a fim de interromper de uma vez por todas a degradação da maior floresta tropical do mundo.

Trecho de artigo de opinião sobre o tema "preservação da Amazônia".

Leia mais sobre o Significado de Artigo de Opinião.

Resenha

A resenha é um comentário sobre determinado objeto cultural, seja ele um filme ou um livro. Além de apresentar esse objeto cultural, a resenha tem caráter crítico, isto é, ela emite a opinião de seu autor.

Mais do que emocionar, novo filme da Pixar cria experiência sensorial e inventiva para discutir questões fundamentalmente humanas

Quem eu sou? Para onde vou? Por que estamos aqui? Estas e outras tantas perguntas nos acompanham (ou assombram) desde o princípio dos tempos. Embora respondê-las com palavras seja um desafio para a vida toda, variando conforme a individualidade de cada um, às vezes encontramos em uma imagem ou um som uma pista de como chegar mais perto de uma conclusão. O novo filme da Pixar Soul compreende essa curiosa relação entre a linguagem não-dita e as questões fundamentalmente humanas desde o seu título (em inglês, “soul” é tanto alma, quanto gênero musical). Ao narrar a história de Joe, um músico frustrado, e sua incansável busca para realizar seu sonho, a animação se aproveita disso para introduzir os dilemas da vida às crianças, mas sem deixar de lado o humor e a inventividade que são marca registrada do estúdio.

Trecho de resenha do filme Soul escrita por Mariana Canhisares e publicada no site Omelete no dia 24/12/2020.

Leia mais sobre o Significado de Resenha e de Resenha Crítica.

E-mail

E-mail é um gênero novo, que surgiu com o advento da internet. Veio a substituir, em grande medida, a carta, por ser uma forma muito mais rápida e fácil de envio de mensagens para pessoas que estão longe.

Exemplo de e-mail:

Caro Pedro Fernandes,

Tudo bem com o senhor?

Escrevo este e-mail para perguntar se nossa reunião, agendada para o próximo dia 24, está confirmada. Lembro que nesse dia só poderei chegar às 16h30, e não às 16h15, como havíamos combinado inicialmente.

Atenciosamente,

Marcos da Silva

Verbete de dicionário

O verbete de dicionário é um texto que procura, da forma mais sintética e objetiva possível, definir uma palavra, dando conta de suas mais variadas acepções.

Verbete (s.m.): palavra ou entrada de dicionário; cada uma das palavras listadas num dicionário, enciclopédia ou glossário; conjunto de significações e explicações referentes a essas palavras; apontamento que contém um comentário, nota sobre um tema; papel em que se escreve esse apontamento.

Verbete extraído do Dicio, Dicionário Online de Português.

Manifesto

O manifesto é um texto programático, no qual seu autor (ou autores) expressa seu posicionamento frente a um assunto polêmico. Manifestos geralmente têm a intenção de causar impacto e persuadir seus leitores. O Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels, e o Manifesto Futurista, de Marinetti, são exemplos do gênero.

Exemplo de manifesto:

A poesia Pau-Brasil, ágil e cândida. Como uma criança.
Uma sugestão de Blaise Cendrars: - Tendes as locomotivas cheias, ides partir. Um negro gira a manivela do desvio rotativo em que estais. O menor descuido vos fará partir na direção oposta ao vosso destino.
Contra o gabinetismo, a prática culta da vida. Engenheiros em vez de jurisconsultos, perdidos como chineses na genealogia das ideias.
A língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos.
Não há luta na terra de vocações acadêmicas. Há só fardas. Os futuristas e os outros.
Uma única luta - a luta pelo caminho. Dividamos: poesia de importação. E a Poesia Pau-Brasil, de exportação.

Trecho do Manifesto da Poesia Pau-Brasil, de Oswald de Andrade (1924).

Leia mais sobre o Significado de Manifesto e de Manifesto Comunista.

Bilhete

O bilhete é um texto bastante útil no nosso dia a dia. Ele não tem uma forma fixa e tende a ser breve. Seu objetivo é comunicar alguma coisa de forma rápida para outra pessoa. Trata-se de um texto pessoal, e por isso é assinado pelo seu autor.

Exemplo de bilhete:

Mãe,
conte comigo para o almoço. Hoje vou chegar no horário de sempre.
Beijos,
Juca

Veja também:

Data de atualização: 29/01/2021.