Significado de Ovelha

Ana Zita
Revisão por Ana ZitaDoutora em Bioquímica e Investigadora científica

O que é Ovelha:

A ovelha (nome científico: Ovis aries) é um mamífero da família Bovidae, da ordem Artiodactyla. É um animal quadrúpede, herbívoro e ruminante, criado para a produção de leite, carne, e couro.

O macho da ovelha se chama carneiro e seu filhote, cordeiro. São inteligentes, capazes de reconhecer os outros animais de seu rebanho e até mesmo rostos humanos. A ovelha (fêmea) é tranquila e dócil, enquanto o macho pode ser mais agressivo.

São animais gregários, isto é, vivem em rebanhos e são domesticados pelos seres humanos há milhares de anos. Existem evidências de sua domesticação há cerca de 11 mil anos atrás, onde hoje está localizado o Iraque.

Uma curiosidade: o primeiro mamífero a ser clonado no mundo foi uma ovelha. Dolly nasceu em 1996 e se tornou a ovelha mais famosa do mundo.

OvelhaOvelha e cordeiro.

Veja também o significado de clonagem.

Características das ovelhas

As ovelhas possuem, em média, 1,5 metros de comprimento, 1,3 metros de altura e pesam entre 45 e 160 kg. São robustas, cobertas de lã e suas patas terminam em cascos, o que confere boa movimentação.

São animais inteligentes, com ótima memória e podem sentir emoções complexas e até mesmo criar laços de amizade.

Alimentação

As ovelhas são ruminantes e seu estômago é formado por quatro câmaras: seu sistema digestivo é chamado de poligástrico. Se alimentam de pasto e podem ter sua dieta enriquecida com feno e cereais.

Ciclo de vida

A gestação de uma ovelha dura 150 dias. Cada gestação geralmente gera um filhote, mas pode chegar até três e a amamentação acontece até o quarto ou quinto mês de vida.

Entre o quinto e o décimo mês, a fêmea atinge a puberdade. No caso dos machos, esse processo pode ser antecipado - entre o terceiro e o sexto mês. A primeira reprodução da fêmea, no entanto, acontecerá apenas após 8 meses de vida.

O período de reprodução de uma ovelha acontece quando os dias são mais curtos, dessa forma, o nascimento acontece durante a primavera, quando as condições climáticas são mais favoráveis à sobrevivência do filhote.

A expectativa de vida de uma ovelha é de 12 anos em média.

Habitat

O ancestral da ovelha, chamado mufão-asiático, é originário do oriente médio, mas hoje as ovelhas podem ser encontradas em todos os continentes do planeta devido a sua domesticação e fácil adaptação à diferentes ambientes.

Saiba mais sobre as características dos mamíferos.

Ovinocultura

Ovinocultura é o nome dado à criação de ovelhas para a produção de carne, lã, laticínios e couro. A criação de ovelhas é uma atividade econômica e de sustento, importante há milhares de anos para o homem.

Atualmente, existem cerca de 800 raças de ovelhas selecionadas artificialmente. Cada raça é destinada idealmente à produção de alguns produtos. Veja alguns exemplos:

  • Raças para o consumo: Hampshire, Columbia, Texel e Sulfolk.
  • Raças para produção de lã: Rambouillet, Romney, Merino, Herdwick e Lincoln.
  • Raças para o consumo e produção de lã: Coopworth e Corriedale.

Diferença entre a ovelha e a cabra

Devido a algumas semelhanças, a ovelha e a cabra podem ser confundidas. Esses dois animais são da mesma família (Bovidae), mas de espécies diferentes. A cabra é da espécie Capra hircus e a ovelha, da espécie Ovis aries.

Enquanto o macho da ovelha é o carneiro, o macho da cabra é o bode. A principal diferença entre esses dois animais é que o bode possui uma barba e o carneiro, não.

BodeBode, o macho da cabra.

O chifre dos carneiros é sempre curvado, em forma de espiral, já os chifres do bode podem ser retos ou apresentar uma curvatura na ponta. No caso das fêmeas, algumas raças de cabra podem possuir chifres, as ovelhas, nunca.

Outra característica bem visível é o corpo. As ovelhas são cobertas de lã, já as cabras têm um pelo mais fino e liso.

A nomenclatura do filhote também muda: nos primeiros meses de vida as ovelhas são chamadas de cordeiros e as cabras, de cabritos.

Veja também o significado de lhama e jegue.

Data de atualização: 16/08/2019.

Ana Zita
Revisão por Ana Zita
Doutora em Bioquímica do Instituto Venezuelano de Investigações Científicas - IVIC (2001). Investigadora com mais de dez anos de experiência em instituições científicas na Venezuela e Austrália. Atualmente divide a redação de conteúdos educativos com a agricultura científica.