Significado de Coercitivo

O que é Coercitivo:

Coercitivo é uma palavra que tem o significado de forçar ou obrigar. O principal uso da expressão é uma referência a uma ordem dada ou uma medida exigida e que deve ser obrigatoriamente cumprida, até mesmo com uso de força.

O termo coercitivo também pode representar a existência de opressão ou coação em uma situação ou comportamento.

São os sinônimos mais comuns da palavra: coagido, obrigado, oprimido, repressivo, autoritário, opressivo, forçado, obrigatório e compulsório. Podem ser um antônimos de coercitivo: permitido, liberado e desobrigado.

condução coercitiva é a condução obrigatória de alguém, normalmente feita pela polícia. Essa condução forçada é chamada de coercibilidade e é uma das características do poder de polícia.

Um mandado de condução coercitiva é usado quando um investigado ou testemunha não cumpre a ordem de comparecer a um interrogatório, depoimento ou outro ato que tenha sido determinado pelo juiz ou delegado de polícia.

Veja mais sobre a Condução coercitiva.

Controle coercitivo é uma expressão ligada à Psicologia e significa o controle do comportamento de outra pessoa. Esse controle pode ser na relação entre pais e filhos (controle parental) ou em outras relações familiares e afetivas.

Poder coercitivo

Poder coercitivo do Estado é uma expressão muito usada no Direito e diz respeito à obrigatoriedade do cumprimento das leis e das regras sociais que são determinadas pelo Estado.

Já o poder coercitivo dos fatos sociais foi estudado pelo filósofo Émile Durkheim. Para Durkheim os fatos sociais exercem uma forte influência no comportamento, nas atitudes e no pensamento das pessoas que vivem em um sociedade. 

Como consequência disso, muitos comportamentos são resultado da repetição de padrões estabelecidos e repetidos pelos fatos sociais e pela cultura de um local.

Veja também o significado de Coerção.

Data de atualização: 02/01/2018. O significado de Coercitivo está na categoria: Geral