Coleta seletiva
O que é Coleta Seletiva:
Coleta seletiva é o recolhimento dos resíduos orgânicos e inorgânicos, secos ou úmidos, recicláveis e não recicláveis que são previamente separados na fonte geradora, recolhidos e levados para seu reaproveitamento.
A coleta seletiva é uma alternativa para minimizar o impacto da produção maciça de lixo que é jogado na natureza, uma vez que alguns materiais levam muito tempo para se degradar.
O papel leva de três a seis meses, o filtro do cigarro e o chiclete levam cinco anos, a lata de aço de cinco a dez anos, o náilon mais de 30 anos, o plástico e o alumínio centenas de anos, o vidro mais de mil anos e a borracha leva um tempo indeterminado.
A coleta seletiva obedece a Resolução do CONAMA nº 275 de 25 de abril de 2001, que estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos: azul, vermelho, verde, amarelo, marrom, preto, roxo, laranja, branco e cinza.
As cores dos coletores de lixo e os tipos de resíduo correspondentes
- azul – papel e papelão
- vermelho – plástico
- verde – vidro
- amarelo – metal
- marrom – resíduos orgânicos
- preto – madeira
- roxo – resíduos radioativos
- laranja – resíduos perigosos
- branco – resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde
- cinza – resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação
Depois de recolhidos, os materiais são armazenados numa central de triagem, onde serão separados, prensados e comercializados para as indústrias recicladoras.
O que é reciclagem
Reciclar é a melhor solução para o lixo, reduzindo a sobrecarga dos depósitos. O reaproveitamento do lixo envolve o princípio dos “3 Rs”: reduzir, reutilizar, reciclar.
- Reduzir a produção de resíduos, com a adoção de novos hábitos de compra.
- Reutilizar potes, caixas e outros objetos de uso cotidiano.
- Reciclar o lixo descartado após o consumo, transformando-o em matéria prima industrial para nova fabricação.
Os principais produtos recicláveis são:
- Vidro: garrafas, potes de alimentos, frascos de remédios e de perfumes. Esse material volta a ser usado infinitas vezes sem perder as características.
- Papel: revistas, jornais, papéis variados, caixas de papelão (de todos os tipos). Transformam-se em papel para agendas, cartões e caixas de papelão.
- Plástico: garrafas PET, potes, tampas, embalagens, sacos diversos. Matéria prima de fibras têxteis, tubos, artefatos plásticos, cordas, cerdas de vassouras, carpetes.
- Metal: latas de aço e alumínio, tampas. Arames, fios, grampos, pregos, tubos de pasta, alumínio, cobre. O aço volta a ser usado sem limites. O alumínio pode ser reusado em latas e autopeças.
Não podem ser reciclados: espelhos, vidros de janelas e de boxe de banheiro, vidros de automóveis, cristais, lâmpadas, vidros temperados, ampolas de remédios, papel celofane, fraldas descartáveis, pilhas, latas enferrujadas, papel higiênico, guardanapos sujos, papel laminado e plastificado e papel carbono.
Para que seja reciclado, o lixo deve ser descartado de forma seletiva e recolhido pela prefeitura ou entregue em locais predefinidos, ou ainda doados a entidades que recebem esse tipo de material.
Leia mais sobre o Significado de Reciclagem.
O que é aterro sanitário
O aterro sanitário é uma solução bastante adotada para despejo do lixo orgânico. Aterros são áreas nas quais os resíduos são dispostos de forma planejada, compactados e cobertos por terra, em um lugar licenciado e fiscalizado por órgãos ambientais.
São terrenos com sistemas de drenagem que captam líquidos e gases resultantes da decomposição dos resíduos orgânicos, evitando maiores danos ao solo.
Veja também: