Exemplos de Sustentabilidade

Sustentabilidade é um conceito que envolve a ideia do desenvolvimento sustentável. Em outras palavras, significa a possibilidade de crescimento econômico e provimento das necessidades básicas humanas sem o desgaste e poluição ambiental.

Atualmente, a Sustentabilidade está baseada em três princípios, conhecidos como o "Tripé da Sustentabilidade": sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental e a sustentabilidade econômica.

Os diferentes aspectos que formam esses conjuntos devem agir em união para que a sociedade atinja plenamente o desenvolvimento sustentável. Confira alguns exemplos de ações que integram o conceito de sustentabilidade ambiental. 

1. Usar fontes de energia renováveis e limpas

energia eolica

As tradicionais fontes de energia, como os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e o gás natural), são extremamente poluentes e causam um grande impacto negativo no meio ambiente.

Além disso, também são não-renováveis, ou seja, suas reversas na natureza são limitadas. Por essa razão, explorar alternativas que sejam menos poluentes e renováveis é uma das principais ações das estratégias da sustentabilidade.

Entre as chamadas "energias limpas", algumas das mais conhecidas são: solar (obtida através do Sol); eólica (obtida através da força dos ventos e que está representada na imagem acima); hidrelétrica (obtida através da força das águas); geotérmica (através do calor que existe no interior do planeta); entre outras.

Saiba mais sobre energias renováveis e energias não-renováveis.

2. Racionalizar e controlar a exploração de recursos minerais

As fontes de energia minerais são limitadas, ou seja, suas reservas existentes na Terra um dia terão um fim. Para que o planeta não enfrente uma grave crise energética, é preciso haver uma estratégia que controle e racione a extração desses recursos.

O ideal seria a substituição total das matérias-primas minerais por fontes de energia renováveis. Mas, enquanto o mundo caminha para esse cenário, torna-se imprescindível o zelo pelo modo como essas fontes poluentes estão sempre extraídas.

A exploração desses recursos deve ser feita com extremo cuidado, pois acidentes podem comprometer a estabilidade de todo um ecossistema. As plataformas de extração de petróleo em alto-mar, por exemplo, podem provocar um desastre ambiental, caso ocorra um vazamento do mineral no oceano.

Não apenas a exploração de minérios, mas também de outras matérias-primas naturais, como as árvores, por exemplo, deve ser feita com responsabilidade.

Saiba mais sobre a Sustentabilidade.

3. Reciclagem do lixo

coleta seletiva - reciclagem

Fazer a coleta seletiva do lixo é um exemplo simples e que cada pessoa pode pôr em prática para ajudar a proteger o meio ambiente.

Para facilitar a seleção do lixo a ser reciclado, foram criadas cores que correspondem aos materiais descartados:

  • Verde = para vidros;
  • Azul = para papéis e papelão;
  • Vermelho = plásticos;
  • Amarelo = metais;
  • Marrom = para resíduos orgânicos;
  • Preto = para madeiras;
  • Cinza = materiais não-reciclados;
  • Branco = para o lixo hospitalar;
  • Laranja = para resíduos perigosos;
  • Roxo = para resíduos radioativos.

O reaproveitamento do lixo reciclado é importante para evitar a poluição e o desperdício de matérias-primas, como as árvores para a confecção do papel, por exemplo.

A reciclagem também ajuda a movimentar a economia, pois pode gerar um aumento no número de postos de trabalho. Além disso, ainda auxilia as empresas a reduzir os custos na produção.

As pessoas precisam se conscientizar de que alguns produtos podem levar séculos ou milênios até serem decompostos. Esses mesmos materiais podem ser tôxicos, contaminando todo o ecossistema onde foi descartado. Baterias e pilhas de aparelhos eletrônicos são exemplos. 

Saiba mais sobre o Desenvolvimento Sustentável.

4. Usar meios de transporte não-poluentes

bikes

Os automóveis movidos a combustíveis fósseis são grandes responsáveis pela poluição da atmosfera nas grades metrópoles. Assim, adotar meios alternativos de transporte, como a bicicleta ou uso dos transportes públicos, é um exemplo de colaboração ao crescimento sustentável da comunidade. 

O incentivo ao desenvolvimento de tecnologias que sirvam como alternativa para os atuais combustíveis (gasolina, gasóleo, diesel, etc) é outra ação voltada para a sustentabilidade do meio ambiente. Os carros elétricos e movidos a energia solar são exemplos dessas tecnologias "amigas da natureza". 

Muitas cidades, principalmente nos países desenvolvidos, fornecem serviços de aluguel de bicicletas. Esse é um exemplo de estímulo feito pelo governo e empresas para que as pessoas mudem os seus hábitos e adotem medidas mais ecológicas. 

5. Racionalizar o consumo de energia e água

Evitar o desperdício de energia e água é uma ação individual, mas que faz toda a diferença no propósito da sustentabilidade.
Para isso, atos como desligar aparelhos eletrônicos quando não estão em uso, assim como lâmpadas e aproveitar a luz solar o máximo possível são exemplos de como é possível racionalizar o consumo de energia.

Como exemplos de ações individuais para economizar o consumo de água e colaborar com a sustentabilidade, destaca-se:

  • aproveitar a água da chuva para regar plantas;
  • estar sempre atento aos vazamentos de água nas torneiras e canos para que possam ser consertados rapidamente;
  • fechar torneiras quando não estiverem sendo usadas;
  • desligar o chuveiro enquanto estiver se ensaboando.

Veja também o que significa o Consumo sustentável.

6. Reflorestamento e valorização das áreas verdes

Reflorestar áreas que foram devastadas pelo desmatamento é uma atitude básica dentro do conceito de sustentabilidade ambiental. 

A criação de "zonas verdes" nos grandes centros urbanos é um exemplo da preocupação com a necessidade de garantir a preservação de ecossistemas naturais. 

Essas ações devem fazer parte das políticas públicas fundamentais das regiões, espalhando, assim, o conceito das chamadas "cidades sustentáveis".

Saiba mais sobre as Cidades sustentáveis.

7. Promover e aplicar os conceitos da Sustentabilidade

Além de pôr em prática as ações que contribuem para a preservação do ecossistema, também é importante promover a educação ambiental. Isso significa divulgar a importância e os benefícios da preservação da natureza no âmbito da comunidade.

Organizar palestras, workshops e debates sobre como as pessoas podem alterar pequenos costumes nocivos para o meio ambiente é um exemplo de conscientização ambiental.

Saiba mais sobre o significado de Educação ambiental.

Data de atualização: 20/03/2018. Exemplos de Sustentabilidade está na categoria: Geral