Significado de Conquanto

O que é Conquanto:

Conquanto é uma palavra caracterizada como uma conjunção de concessão utilizada para relacionar pensamentos que se opõem.

Para a gramática, a palavra conquanto é utilizada para introduzir uma oração subordinada que possui uma afirmação que se constrasta com a afirmação identificada na oração principal, mas que não tem argumentação para anular esta última.

Exemplo: “Pedro não concorreu ao exame de matemática, conquanto pudesse fazê-lo”.

A conjunção tem origem a partir da junção das preposições com e quanto. Nas construções de frases, a palavra conquanto pode ser substituída por sinônimos como outras conjunções concessivas como embora, não obstante, ainda que, posto que, entre outras.

Veja também o significado de conjunção e preposição.

Conquanto e porquanto

É comum que se tenha alguma confusão na utilização das conjunções conquanto e porquanto nas construções gramaticais. Ainda que elas pertençam a mesma classe gramatical, elas dão significados diferentes para as frases.

Conquanto é uma conjunção concessiva, utilizada para expressar o valor de uma ideia oposta. Já a conjunção porquanto é explicativa, que introduz uma justificativa que já foi mencionada anteriormente.

Exemplo: "João comeu muito, porquanto estava com fome". (ideia de explicação)

Exemplo: "Recebemos péssimos serviços públicos, conquanto paguemos uma alta carga tributária". (ideia de oposição)

Data de atualização: 25/08/2017.