Significado de Preposição

O que é Preposição:

Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência. Exemplos: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).

Observação: O termo que antecede a preposição é denominado regente e o termo que sucede é denominado regido.

Classificação das preposições

As preposições podem ser essenciais e acidentais.

 As preposições essenciais são aquelas palavras que só funcionam como preposições: a, ante, após até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

As preposições acidentais são aquelas palavras de outras classes gramaticais que, em certas frases, funcionam como preposição: afora, como, conforme, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto etc. Exemplo: Agiu segundo suas convicções (preposição). Ele foi o segundo aluno a entrar na sala (numeral ordinal).

Valores das preposições

As preposições, isoladas de um contexto, não apresentam nenhum sentido lógico, mas, quando colocadas na frase, podem indicar muitas relações diferentes: lugar, tempo, modo, distância, causa, companhia, instrumento, finalidade. Exemplos: Breve irei a Roma (lugar). O trem estará aqui em uma hora (tempo). Eram aguardados com ansiedade (modo).

Locução prepositiva

Locução prepositiva é quando a relação entre duas ou mais palavras é estabelecida por uma expressão e não por uma única palavra. Quando isso ocorre a expressão é denominada locução prepositiva. Exemplos: abaixo de, atrás de, acima de, por causa de, ao lado  de ade, defronte a, de acordo com, até a, perto de.

Combinação, contração e crase

Combinação é quando a preposição pode aparecer em junção com outra palavra sem perda do elemento fonético. Exemplos: ao (a + o), aonde (a+onde)  etc.

Contração é quando a preposição em junção com outra palavra sofre a perda fonética. Exemplos: do (de+o), desta (de+esta) etc.

Toda a fusão de vogais idênticas forma a crase: Exemplos: à (crase da preposição a + o artigo a). Àquilo (crase na preposição a + a primeira vogal do pronome aquilo).

Observação: Não se deve fazer a contração da preposição de com o artigo que encabeça o sujeito de um verbo, Exemplos: Está na ora de a onça beber água. Chegou a ora de ele sair.

O significado de Preposição está na categoria: Língua Portuguesa