Significado de Contextualização

O que é Contextualização:

Contextualização é a ação de estabelecer um contexto para determinada coisa, normalmente com o intuito de explicar os motivos ou características precedentes de uma situação, por exemplo.

A contextualização é importante para que haja um correto entendimento sobre certo assunto, visto que são apresentadas, neste caso, as circunstâncias que ajudam a formar uma compreensão total a respeito de um tema e não de modo fragmentado.

Algumas expressões podem ser usadas como sinônimos de contextualização, como: apresentar o contexto; descrever o contexto; revelar as circunstâncias; considerar conforme contexto; interpretar conforme o contexto.

Por norma, a contextualização é uma das etapas usadas nos trabalhos acadêmicos e científicos (TCC, por exemplo), com o objetivo de justificar e traçar um histórico sobre o objeto de estudo. Com isso, o autor é capaz de construir um caminho lógico para que haja o desenvolvimento e análise correta sobre o respectivo assunto.

Saiba mais sobre TCC.

Para que seja feita uma contextualização, antes de tudo, é preciso reunir todas as informações que sejam referentes a determinada coisa, seja de modo indireto ou direto. Assim, o pesquisador conseguirá entender características comportamentais que influenciam o seu objeto de estudo, por exemplo.

O significado de Contextualização está na categoria: Língua Portuguesa