O que são Cores?

Cores são percepções visuais através das células cones dos olhos, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso.

A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na retina do olho pela luz depois desta ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não têm cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza.

Quando uma luz incide sobre um objeto, ele vai absorver e refletir os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético. A cor que o objeto apresenta coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano.

cores

Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra perto de outra cor que é sua complementar. Por exemplo: o mesmo tom de vermelho parece mais intenso quando está em contraste com o verde (sua cor complementar), do que quando está junto à cor de laranja.

Saiba mais sobre as Cores complementares.

A cor tem muito a ver com a iluminação e, com o período do dia, quando estamos acostumados com uma determinada cor, o nosso cérebro vai corrigir esta cor automaticamente pela cor já existente. Embora a radiação mude, a mente humana reconhece os padrões que constam nos estímulos perceptivos.

A colorimetria é a ciência que estuda a quantificação da cor, o tom, a saturação que mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente e a intensidade da cor que é caracterizada pela sua força. Essa ciência está relacionada com os diversos aspectos da cor em várias áreas, como: iluminação, pintura, artes gráficas, arquitetura, cinema, etc.

Na Antiguidade, vários pensadores, como Aristóteles e Platão, fizeram várias hipóteses relacionadas com a cor e a natureza da luz. Posteriormente, Isaac Newton foi o primeiro a identificar os espectros da cor e a formular uma teoria científica a esse respeito. Newton fez várias experiências com a luz branca incidindo sobre um prisma, que se decompunha nas cores do arco-íris.

Saiba mais sobre o significado da Teoria das cores.

As diferentes cores têm efeitos psicológicos, por exemplo, o vermelho estimula e o azul acalma, podendo mesmo alterar a pressão sanguínea. Por esse motivo foi criada a cromoterapia, usada em vários contextos nos dias de hoje.

Como têm um efeito nas pessoas, as cores são usadas frequentemente no mundo da publicidade e marketing. Alguns restaurantes de fast food adotam cores vivas na sua decoração, pois elas estimulam os seus clientes, fazendo com que comam e saiam rapidamente do restaurante, dando lugar a novos clientes.

Saiba mais sobre a Psicologia das cores e a Cromoterapia.

Cores Quentes e as Cores Frias

As cores quentes são aquelas que transmitem uma sensação de calor, como o vermelho e o laranja, que dão também uma sensação de proximidade. Por outro lado, as cores frias, como o azul e violeta, dão uma impressão de profundidade.

Saiba mais sobre as Cores quentes e frias.

Cores Primárias, Secundárias e Terciárias

As cores primárias são o vermelho, amarelo e azul, e são consideradas as "cores puras". As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias, originando o verde, o roxo e o laranja.

Já as cores terciárias são formadas pela mistura de uma cor primaria com uma ou duas cores secundárias, ou seja, as terciárias são todas as outras cores.

A cor branca é luz isenta de cor e o preto é a ausência de cor.

Saiba mais sobre as cores primárias, cores secundárias e cores terciárias

Veja também: