Significado de Crisântemo

O que é Crisântemo:

CrisântemoO crisântemo, nome vulgar dado ao Chrysanthemum, é uma planta que pertence à família Asteraceae, também conhecida como Compositae. Na Ásia esta planta é muito cultivada e estimada.

São conhecidas mais de 100 espécies e cerca de 800 variedades. Originalmente os crisântemos são de cor amarela, e por isso em grego o seu nome - dado por Carolus Linnaeus - significa "flor de ouro". Estando ligada ao Sol, na China a flor muitas vezes está ligada à nobreza. Acredita-se que o crisântemo foi levado para o Japão pelos budistas e é mesmo um dos símbolos do país do sol nascente, sendo que o próprio trono do Imperador era conhecido como o "Trono do Crisântemo".

Essa planta foi levada para a Europa no século XVII, onde graças a alterações genéticas e ao trabalho de botânicos e cultivadores, surgiram diferentes variedades e cores. Hoje em dia é possível encontrar crisântemos roxos, vermelhos, brancos, cor de rosa e cor de laranja.

O crisântemo gosta de clima quente e úmido, e apesar de precisar de muita luminosidade, não pode estar exposto diretamente ao sol. O crisântemo tem vários significados diferentes. Na Ásia, por exemplo, esta flor significa felicidade e é sinônimo de uma vida cheia e completa. No caso concreto do crisântemo branco, existe a crença que ele simboliza verdade e sinceridade. De acordo com o taoismo, o crisântemo é um símbolo de simplicidade e perfeição. Como é uma flor típica do Outono, também significa tranquilidade e é visto como um mediador entre o céu e a terra, a vida e a morte.

Considerada também como uma planta medicinal, na China o crisântemo era usado como um remédio para a dor de cabeça. As pétalas também podem ser usadas em saladas e as folhas para fazer uma bebida. Uma lenda afirma que juntar pétalas de crisântemo numa taça de vinho aumenta a longevidade e vitalidade de uma pessoa.

O Crisântemo e a Espada

O Crisântemo e a Espada é o último livro escrito pela antropóloga americana Ruth Benedict. Esta é uma das obras mais conhecidas da autora, juntamente com "Padrões de Cultura".

O Crisântemo e a Espada consiste em uma análise antropológica da sociedade e cultura do Japão. Esta obra também inclui os resultados da sua pesquisa, elaborada durante a Segunda Guerra Mundial.

O significado de Crisântemo está na categoria: Geral e pertence ao dossiê: Flores