Significado de Diagnóstico

O que é um Diagnóstico:

Diagnóstico é a palavra da área da medicina que significa a qualificação de um médico em relação a uma doença ou condição física ou mental com base nos sintomas observados.

O diagnóstico deve ter em conta não apenas os sintomas, mas também o historial médico do doente. Quando a doença é identificada na seu início, quando surgiram poucos ou nenhuns sintomas, estamos perante um diagnóstico precoce.

Através do diagnóstico é possível fazer o prognóstico, que consiste na previsão de como a doença vai se manifestar no futuro.

Além disso, um diagnóstico correto feito atempadamente pode diminuir as sequelas causadas pela doença, facilitar o tratamento e aumentar a probabilidade de sobrevivência (no caso de doenças graves).

Na área da comunicação, o diagnóstico remete para a identificação do problema em questão, enquanto o prognóstico consiste na previsão do que poderá acontecer se a empresa que pediu o prognóstico adotar as medidas aconselhadas.

Existe também o diagnóstico social, uma ferramenta usada para compreender uma realidade social, classificando as necessidades e os principais problemas de uma sociedade.

Diagnóstico organizacional

O diagnóstico organizacional ou empresarial é um importante instrumento de planejamento, que tem como objetivo analisar o clima organizacional, identificando as necessidades da organização.

O diagnóstico também avalia o nível de contentamento dos colaboradores em relação à empresa, através das suas opiniões. O diagnóstico organizacional é feito através de questionários de opinião, entrevistas, observação e dinâmicas de grupo.

Diagnóstico ambiental

O diagnóstico ambiental, realizado por empresas de consultoria ambiental, consiste na qualidade ambiental e no impacto ambiental que uma empresa tem no meio biológico, físico e socioeconômico.

Esse diagnóstico certifica que as empresas não estão quebrando algumas leis de proteção do ambiente, impedindo que sejam prejudicadas no caso de uma fiscalização ambiental.

Quando é feito em relação ao meio biótico, o diagnóstico ambiental tem como objetivo analisar uma determinada área, identificando o maior número possível de elementos animais e vegetais, e o seu estado de conservação.

Data de atualização: 05/03/2014.