Significado de Paliativo

O que é Paliativo:

Paliativo é algo que melhora ou alivia momentaneamente, mas não é capaz de curar ou resolver o problema, como acontece por exemplo no tratamento ou cuidado paliativo, que melhora a qualidade de vida e alivia o sofrimento do doente, mão não é capaz de curar a enfermidade.

A palavra "paliativo" tem origem no latim pallium, que metaforicamente significa tapar, disfarçar ou encobrir, mas também quer dizer cobrir, amparar, abrigar.

Paliativo pode ser uma medida tomada para determinada situação que apenas disfarça e não resolve o problema. Também pode ser um medicamento que alivia os sintomas mas não cura a doença.

Cuidados Paliativos

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cuidados paliativos são a assistência prestada por uma equipe multidisciplinar, que visa melhorar a qualidade de vida do doente e da sua família perante uma doença que ameace a sua vida, através da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável, tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais.

Data de atualização: 25/09/2014. O significado de Paliativo está na categoria: Medicina