Diário de Bordo

O que é um diário de bordo:

Diário de bordo é a expressão utilizada para se referir ao relatório sobre determinada navegação, onde ficam registrados os acontecimentos mais importantes durante o trajeto.

Os diários de bordo existem desde os primórdios da navegação, utilizados como instrumentos de orientação dos navegantes e comandantes das expedições.

Atualmente, os diários de bordo continuam a ser comuns como ferramentas de navegação, principalmente em navios e aviões. No entanto, com o avanço da tecnologia, os diários de bordo passaram a estar presentes em softwares e equipamentos eletrônicos, como nas caixas-pretas dos aviões, por exemplo.

Em inglês, o diário de bordo é traduzido para Log Book, consistindo numa espécie de documento de viagem, onde estão registradas todas as avarias e problemas previamente observados durante as viagens.

No âmbito pedagógico e escolar, os diários de bordo são conhecidos por registrarem todo o desenvolvimento de determinado projeto, indicando todas as informações que forem pertinentes ao processo, como a afixação de datas, locais, descobertas, testes, resultados e etc.

As principais características que devem conter num diário de bordo escolar são: detalhes sobre os fatos, processos, descobertas e indagações; os locais e datas das investigações; registro sobre todas as entrevistas realizadas; os testes e resultados obtidos; entre outras informações pertinentes.

Um diário de bordo também pode ser um registro informal de acontecimentos marcantes de uma viagem, bastante útil para traçar roteiros de viagens turísticas, por exemplo.