Significado de Produção

O que é Produção:

Produção é um substantivo feminino que se refere a todo tipo de atividade ou processo que dá origem a um determinado serviço, objeto ou produto.

O termo tem sua origem do latim productĭo, que significa “fazer aparecer” e está relacionado com a ação de produzir, procriar, criar, originar, fabricar. Quando o termo se refere a aplicação a alguma coisa, ele significa gerar lucro.

O processo de produção envolve uma série de etapas e fatores que combinados, satisfazem as necessidades da sociedade à medida em que ocorre a demanda de bens e de serviços. São fatores como a terra, que fornece os recursos naturais, o esforço humano dedicado para a criação de determinado produto ou serviço e o capital, que representa o conjunto de bens que serve tanto para aumentar o processo da produção do produto como para o seu consumo. 

As atividades que estão diretamente ligadas ao processo de produção estão situadas nos ramos da indústria, do comércio, da agricultura e dos transportes.

A produção também está relacionada com a diferença entre o volume do que se produz em relação aos bens consumidos, pois é o que determina o valor acrescentado a estes recursos, apontando se haverá ou não lucro para a organização comercial.

Modos de Produção

Para a economia, os modos de produção são as formas de organização socioeconômica associadas a uma determinada etapa do processo de origem de bens e serviços. Eles são constituídos pelo objeto com o qual se trabalha e pelos meios de trabalhos identificados para a produção. São sete os principais modos de produção:

Modo de produção primitivo

É o que designa uma formação econômica e social baseada no trabalho e na propriedade coletiva dos meios de produção. É o modo mais antigo de produção e o que valoriza a terra em primeiro lugar.

Modo de produção escravista

Na sociedade escravista os meios de produção e os escravos eram propriedade do senhor dono da terra. O escravo era considerado um instrumento, uma ferramenta no processo de cuidado da terra. Desse modo, as relações eram baseadas no princípio de domínio e da sujeição.

Modo de produção asiático

Foi um modo de produção predominante em países como Egito, China, Índia e também na África do século passado e consistia na produção dos escravos e camponeses, que eram forçados a entregar tudo o que produziam ao Estado.

Modo de produção feudal

A sociedade feudal constituía-se na relação dos senhores feudais e seus servos. Os servos não eram escravos, mas serviam aos senhores em troca de alimentação e moradia.

Modo de produção socialista

A base econômica do socialismo é a propriedade social dos meios de produção, ou seja, eles são coletivos, não existindo empresas privadas. A finalidade do socialismo é a satisfação completa das necessidades materiais e culturais da população. Nela não há separação na relação entre patrão e empregado.

Veja mais sobre o conceito de Socialismo.

Modo de produção capitalista

A característica principal do modo de produção capitalista são as relações assalariadas de produção. As relações baseiam-se na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia e no trabalho assalariado.

Veja também o significado de Capitalismo.

Produção de Texto

A produção também pode estar ligada a ação de expor as ideias de maneira argumentativa, através das palavras. É a chamada produção textual ou produção de texto, que se configura em um importante requisito para processos seletivos de empregos ou ao ingresso no Ensino Superior.

A produção textual se divide em três principais tipos:

  • Dissertação: texto de caráter argumentativo e opinativo. Exemplo: artigos, resenhas, ensaios, monografias, dentre outros.
  • Narração: texto que narra fatos, acontecimentos ou ações de personagens num determinado tempo e espaço. Exemplo: crônicas, novelas, romances, lendas, dentre outros.
  • Descrição: texto que descreve objetos, pessoas, animais, lugares ou acontecimentos. Exemplo: os diários, relatos, biografias, currículos, dentre outros.

Produção Industrial

É a atividade realizada com o objetivo de transformar matéria-prima através dos esforços humanos, junto com as máquinas e a energia, em produtos que possam ser comercializados.

Esta é uma atividade surgida durante a primeira fase da Revolução Industrial, no fim do século XVIII e no início do século XIX.

Produção Audiovisual

É um segmento que está ligado diretamente a área de produção artística, cultural e multimídia, onde ocorre o planejamento e a execução da circulação de estratégias de comunicação no meio audiovisual. Sua formação está ligada a habilidade de desenvolver práticas de produção, roteiro, direção, captação e tratamento de imagens, edição, pós-produção e animação.

O significado de Produção está na categoria: Geral