Significado de Cético

O que é Cético:

Cético é um adjetivo que serve para caracterizar um indivíduo que é apoiante do ceticismo. O cético é uma pessoa que não acredita, que duvida ou se apresenta como incrédulo descrente.

As escolas céticas surgiram na Antiguidade como uma crítica à excessiva confiança na capacidade de resolver definitivamente as questões filosóficas (dogmatismo). O ceticismo radical de Pirro de Élis (século III A.C.) punha em dúvida a possibilidade de decidir acerca da verdade de todo o enunciado.

A nova Academia (Argesilau, Carnêades) buscava um critério de verossimilhança ou probabilidade. O ceticismo tardio era ligado ao ceticismo antigo, mas se preocupou, sobretudo, em estudar as normas do comportamento prático.

Saiba mais sobre Ceticismo.

O cético é também um sujeito que se recusa a aceitar uma ideia ou teoria com base na sua popularidade ou na autoridade que representa ou impõe essa ideia.

Exemplo: "Muitas pessoas acreditam que há vida inteligente em outros planetas, mas eu sou cético a respeito disso".

O cético também pode estar relacionado com a doutrina filosófica niilista, onde sua principal característica é ter uma visão cética radical em relação às interpretações da realidade, que aniquila valores e convicções.

Saiba mais sobre o Niilismo.

O termo pode ser substituído por sinônimos como: pessimista, herege, herético, derrotista, negativo, incrédulo, descrente, desconfiado, entre outros.

Data de atualização: 17/11/2017. O significado de Cético está na categoria: Língua Portuguesa