Significado de Cético

O que é Cético:

Cético é um adjetivo que serve para caracterizar um indivíduo que é apoiante do ceticismo. O cético é uma pessoa que não acredita, que duvida ou se apresenta como incrédulo e descrente.

O cético é também um sujeito que se recusa a aceitar uma ideia ou teoria com base na sua popularidade ou na autoridade que representa ou impõe essa ideia.

Exemplo: "Muitas pessoas acreditam que há vida inteligente em outros planetas, mas eu sou cético a respeito disso".

Cético, além de se referir a uma pessoa que não acredita ou não tem fé, também pode se referir a pessoas que possuem o costume de questionar as crenças ou as ideias sobre um assunto. Assim, cético pode ser definido como o indivíduo que costuma questionar as verdades absolutas ou popularmente aceitas.

Cético na filosofia

As escolas céticas surgiram na Antiguidade como uma forma de crítica à excessiva confiança na capacidade de resolver definitivamente as questões filosóficas (dogmatismo). O ceticismo radical de Pirro de Élis (século III A.C.) punha em dúvida a possibilidade de decidir acerca da verdade de todo o enunciado.

Assim, o ceticismo filosófico se relaciona com a existência da dúvida sobre a verdade, que leva a uma profunda análise a respeito de conceitos e de sistemas que foram formulados a partir de dogmas. Os dogmas são as concepções sobre o que se pensa que corresponde a uma realidade.

Veja também o significado de Dogma.

A nova Academia (Argesilau, Carnêades) buscava um critério de verossimilhança ou probabilidade. Já o ceticismo tardio era ligado ao ceticismo antigo, mas se preocupou, sobretudo, em estudar as normas do comportamento prático.

Cético na ciência

Na ciência existe o chamado ceticismo científico. Nesta área o cético faz o questionamento ou a crítica de crenças e ideias já definidas.

Neste campo de estudo há a busca pela confirmação dessas ideias a partir de bases científicas comprovadas. Portanto, no ceticismo científico existe a necessidade de certificação de crenças a partir da submissão destas a diferentes métodos científicos que possam confirmá-las ou não.

Saiba mais sobre Ceticismo.

Cético religioso

O termo cético também é utilizado com frequência para se referir a uma pessoa que não possui fé em Deus, deuses, religiões ou outras formas de crença ou de expressão de fé.

Entretanto, isso não significa que o cético religioso seja um indivíduo sem fé alguma, o que o faria um ateu. O cético religioso pode ser, por exemplo, uma pessoa que possui questionamentos em relação a questões ligadas à fé, alguém que ainda está em busca de respostas para compreender suas próprias crenças.

Leia mais sobre o significado de Ateu.

Cético no niilismo

O cético também pode estar relacionado com a doutrina filosófica niilista, em que a principal característica é ter uma visão cética radical em relação às interpretações da realidade, que aniquila valores e convicções.

No niilismo o ceticismo atinge um grau extremo que pode ser capaz de questionar todos os conjuntos de princípios e de ideias existentes.

Saiba mais sobre o Niilismo.

O termo cético, conforme o contexto em que é utilizado, pode ser substituído por sinônimos como: pessimista, herege, herético, derrotista, negativo, incrédulo, descrente, desconfiado, entre outros.

Data de atualização: 13/02/2019.