Significado de Memória de elefante

O que é Memória de elefante:

“Memória de elefante” é uma expressão idiomática na língua portuguesa, que é utilizada para se referir às pessoas que possuem uma boa memória, que não esquecem das coisas facilmente.

Esta expressão popular surgiu a partir da observação de uma característica marcante e fascinante sobre os elefantes.

Estes animais possuem uma grande capacidade de armazenar informações. Por questão de sobrevivência, os elefantes caminham vários quilômetros em busca de água e comida e conseguem memorizar exatamente os locais ou conseguir seus suprimentos, mesmo após percorrer distâncias enormes.

De acordo com a fisiologia dos elefantes, esses paquidermes possuem um cérebro mais denso e com mais lóbulos do que o dos humanos, o que faz com que tenham maior capacidade de guardar informações.

Este também é o título do primeiro livro publicado por António Lobo Antunes, escritor e psiquiatra português. O livro Memória de Elefante é considerado por muitos críticos literários como uma autobiografia do autor.

Saiba mais informações sobre o significado e origem de outras expressões populares e idiomáticas, como “estômago de avestruz” e “abraço de tamanduá”. 

Data de atualização: 30/07/2015. O significado de Memória de elefante está na categoria: Expressões Populares