Significado de Engenharia

O que é Engenharia:

Engenharia é a aplicação de métodos do conhecimento científico ou empírico destinados à utilização de recursos materiais e naturais para o benefício do ser humano.

É a área do conhecimento que aborda os conceitos de projeção, desenvolvimento, construção, análise e manutenção de alternativas que auxiliem e facilite a vida da sociedade nas atividades cotidianas.

A palavra engenharia tem origem do latim ingenium, que significa "produzir ou gerar talento ou qualidade nata". Inicialmente, ela era aplicada a qualquer equipamento mecânico, sobretudo na área militar.

A engenharia também pode ser a profissão na qual se adquire a formação técnica dos conhecimentos científicos destinados à criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades que sejam funcionais para a vida do ser humano. Neste processo, ela reúne outros ramos especializados, onde cada um atua com mais ênfase no seu determinado campo de aplicação, com suas particularidades tecnológicas.

O profissional que atua nesta área recebe o nome de engenheiro. A função dele consiste na materialização de soluções que resolvam problemas e satisfaçam as necessidades humanas, utilizando a técnica e o conhecimento adquirido na sua formação.

Tipos de Engenharia

Por se tratar de uma área que utiliza de muitos conhecimentos técnicos, como cálculo, química, física, entre outros, é comum admitir que a engenharia está ligada à área das Ciências Exatas, além de contemplar diversos ramos do conhecimento.

Engenharia Civil

É uma das áreas mais conhecidas da engenharia. É a parte dedicada à projeção, construção, gerência e manutenção de todos os serviços ligados à infraestrutura produzida para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.

Veja mais sobre o significado de Engenharia Civil.

Engenharia de Produção

É área responsável por gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais para garantir a produtividade da empresa.

Engenharia Mecânica

Parte da engenharia que cuida da criação, desenvolvimento, construção e manutenção de máquinas e equipamentos em geral.

Engenharia Ambiental

Área da engenharia voltada para o desenvolvimento sustentável, ou seja, que se preocupe com os limites dos recursos da natureza.

Veja mais sobre o significado de Desenvolvimento Sustentável.

Engenharia Elétrica

Segmento presente em todos os aspectos da engenharia que envolvem a produção de energia, desde a geração, transmissão, transporte e distribuição até aos estabelecimentos residenciais e comerciais.

Engenharia de Alimentos

É a parte que utiliza técnicas usadas na fabricação, conservação, transporte e armazenamento de alimentos de origem animal e vegetal.

Engenharia da Computação

São todos os conjuntos de conhecimentos utilizados para o desenvolvimento de computadores e seus periféricos, como softwares e hardwares.

Engenharia Biomédica

É uma área importante da engenharia, que se dedica aos estudos e aplicações para a criação de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, voltados para o diagnóstico de doenças e tratamentos terapêuticos.

Engenharia Química

Área da engenharia destinada ao desenvolvimento de processos industriais que utilizam técnicas de extração de matérias-primas e de produtos químicos para transformações físico-químicas.

Engenharia Genética

São técnicas da engenharia utilizadas para a manipulação e recombinação dos genes, que servem para a reformulação, reconstituição e até a geração de seres vivos.

Símbolo da Engenharia

A representação simbólica da engenharia é a imagem da deusa Minerva (deusa da sabedoria, das artes, da estratégia e da guerra) - a equivalente romana da deusa grega Atena - com um capacete na cabeça, dentro de uma engrenagem, conforme a imagem abaixo:

símbolo engenharia civil

Data de atualização: 29/06/2017.