Significado de Estorno

O que é Estorno:

Estorno significa a ação de devolver uma quantia cobrada indevidamente, como o estorno do cartão de crédito ou o estorno bancário.

Por exemplo, o estorno do cartão de crédito ocorre quando um estabelecimento ou a bandeira do cartão cobram um valor a mais, ou duplicado.

O estorno do cartão de crédito funciona da seguinte forma: ao verificar o valor indevido, o cliente do cartão reclama deste valor que não gastou, ou o próprio sistema da empresa de cartões percebe o erro. A partir disto, o cliente tem a quantia creditada na mesma fatura, ou seja, ganha o mesmo valor em créditos para se abater o crédito na fatura.

O cliente também pode pedir um estorno no cartão de uma compra que tenha desistido. Para isto deve consultar as condições contratadas junto à bandeira do cartão para saber como proceder neste caso específico.

Estorno de débito no cartão funciona da mesma forma, e assim como o estorno bancário, ao invés do valor errado vir creditado na fatura ele deve entrar na conta corrente dias após o registro do erro. Os prazos e direitos do consumidor correspondentes ao estorno de crédito estão no Decreto Federal 6523/08.

Juridicamente, usa-se a palavra estorno como o ato de retirar o efeito daquilo que foi previamente acordado, sendo uma rescisão de contrato ou anulação.

Em inglês, a palavra estorno pode ser traduzida por chargeback ou reversal.

Alguns sinônimos de estorno em português são as palavras devolver, repor ou restituir.

Estorno ou Extorno

A grafia correta é estorno. A palavra estorno é um substantivo masculino e vem do verbo estornar, que significa devolver.

Tem origem no italiano stornare, por isso a escrita é sempre com S.

O vocábulo é uma versão reduzida de distornare, traduzido como retornar, o que se conclui a partir das raízes latinas dis, que significa afastamento e tornare, que é voltar ao ponto de partida.

Data de atualização: 13/10/2016.