Significado de Ecletismo

O que é Ecletismo:

Ecletismo é uma doutrina ou tendência que recolhe e seleciona elementos de outras teorias que parecem apropriados. A essência do ecletismo está na liberdade de escolher e conciliar vários estilos diferentes.

O termo eclético é aplicado, sobretudo, aos representantes da filosofia helenística, aos neoplatônicos e filósofos renascentistas que procuraram conciliar o pensamento de diversos autores clássicos. Se opõe a toda a forma de dogmatismo e radicalismo. A finalidade do ecletismo é atingir a verdade e harmonizar teorias que são opostas. A filosofia de Victor Cousin (um dos nomes mais importantes da escola eclética) é conhecida como espiritualismo eclético.

O ecletismo é uma corrente estética que surgiu na escola holandesa na metade do século XVII como reação contra o maneirismo florentino e romano. Procura conciliar tendências estilísticas de todos os tempos.

Esta corrente consiste em uma atitude filosófica dos que não seguem sistema algum, pretendendo formar um todo, buscando a coerência dos elementos escolhidos em diversos sistemas, escolhendo de cada um a parte que parece mais próxima da verdade.

O ecletismo musical é a característica de uma pessoa que gosta de vários estilos musicais diferentes.

No contexto das artes, o ecletismo consiste em uma tendência artística (mais comum no Ocidente a partir da metade do século XIX) que utiliza estilos do passado de forma conciliadora.

Ecletismo na arquitetura brasileira

A arquitetura eclética foi um movimento arquitetônico preponderante até o princípio do século XX e que consistia em uma mescla de vários estilos diferentes (clássico, medieval, renascentista, neoclássico, e barroco), que resultaram na criação de uma nova vertente arquitetônica.

No Brasil, este movimento nasceu no século XIX, no âmbito do academicismo e foi difundido pela Academia Imperial de Belas Artes e pela Escola Nacional de Belas Artes. Alguns exemplos da arquitetura eclética são o teatro municipal do Rio de Janeiro, o teatro municipal de São Paulo e o edifício Ely em Porto Alegre.

Data de atualização: 05/06/2015.