Significado de Fundamento

O que é um Fundamento:

Fundamento é a base e o princípio de algo, as regras ou leis primordiais que regulam determinada coisa.

Também pode se referir a causa, o motivo ou a explicação de algo, assim como ao que pode servir de prova e evidência da veracidade de um fato, por exemplo.

O fundamento ainda pode ser o alicerce que sustenta uma estrutura, como uma casa ou um edifício. Mas, o sentido mais comum atribuído a este termo é o de “sustentamento de ideias” ou “sustentamento de teorias”, normalmente constituído por um conjunto de conhecimentos ou argumentos que formam a base de um conceito, religião, filosofia e etc.

Alguns dos principais sinônimos de fundamento são: justificativa, razão, critério, motivo, explicação, elucidação, prova, evidência, argumento, princípios, bases, noções, alicerce, firmamento, estrutura, regra, norma, regulamento e lei.

Saiba mais sobre o significado de lei.

Fundamento esportivo

Cada esporte tem o seu fundamento, ou seja, um conjunto de normas e regras que atuam como base reguladora de toda a modalidade, seja no âmbito técnico, tático ou físico. 

Exemplo: fundamento do voleibol, fundamento do basquete, fundamento do handebol, fundamento do futsal e etc.

Fundamento religioso

Consiste no agrupamento de normas que compõe determinada religião. Todas as religiões têm o seu fundamento, sendo este um dos fatores que caracterizam e diferenciam umas das outras.

Os chamados fundamentalistas religiosos são pessoas que seguem uma religião de modo extremamente conservador, obedecendo todas as leis impostas de modo literal, mesmo que estas entrem em conflito com outros princípios, como éticos e morais, por exemplo.

O significado de Fundamento está na categoria: Língua Portuguesa