Significado de Golfo

O que é Golfo:

Golfo é um termo utilizado na geografia para definir a parte do mar que penetra nas terras, cuja abertura é extremamente larga.

Os golfos são formados por diversas ocasiões diferentes, como a partir de uma enorme falha na crosta terrestre - o Golfo do México é um exemplo, onde o braço do mar acompanha a linha da falha terrestre, criando um golfo bastante longo e com margens paralelas.

Normalmente, os golfos são lugares considerados privilegiados para ocupar ou habitar. Por serem zonas rodeadas por terra, ficam protegidas contra as correntes marítimas, tornando um importante meio de transporte de embarcações ou de pesca.

O maior golfo de todos é o Golfo de Bengala, no nordeste do Oceano Índico. Com um formato triangular, este golfo tem uma superfície que chega aos 2.172.000 quilômetros quadrados, e com um comprimento de quase 1.900 quilômetros.

Golfo e Baía

A grande diferença entre os golfos e as baías está nas suas dimensões. Enquanto que os golfos são caracterizados por terem dimensões enormes e uma saída para o mar extremamente grande, as baías possuem um comprimento muito mais simplório, e com uma saída em direção ao oceano mais justa, fechada.

Golfo Pérsico

O golfo Pérsico está localizado na região do Oriente Médio, sendo uma porção do oceano Índico que divide a península Arábica.

Com uma área de aproximadamente 240 mil km2 (equivalente ao estado de São Paulo), o golfo Pérsico forma o litoral de oito países - Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes e Omã.

Golfo do México

Conhecido como o "Mediterrâneo das Américas", o Golfo do México é o nono maior corpo de água do planeta. O golfo é uma bacia oceânica que faz margem com parte da América do Norte e América Central.

O Golfo do México tem aproximadamente 1,5 milhões de km2, maior que o estado de Minas Gerais.

Ver também:

Data de atualização: 22/12/2014.