Significado de Talude

O que é Talude:

Talude é um terreno inclinado que serve para dar sustentação e estabilidade ao solo próximo de um platô.

Talude

Também conhecidos por morros, encostas ou rampas, os taludes podem ser de origem natural, ou seja, criados pela natureza, ou artificiais, quando feitos pelos seres humanos.

Para que o talude forneça uma estabilidade satisfatória, a sua inclinação deve ter no máximo 45º. Não é aconselhado um número superior, pois pode comprometer a estrutura do platô, fazendo com que desabe.

De acordo com o comprimento do talude ainda é aconselhável a construção de curvas de nível, que têm a função de evitar erosões provocadas pela chuva, por exemplo. Outra característica dos taludes artificiais é a presença de vegetação que sirva para forrar as encostas, desta forma o solo ganhar maior estabilização.

O talude natural, como dito, costuma ser formado pelas forças da natureza (chuva, vento, sol e demais ações geológicas).

Talude continental

Consiste na inclinação acentuada que fica em baixo dos oceanos e que divide a plataforma continental do sopé continental (também conhecida por "margem continental").

O talude continental costuma corresponder à zona batipelágica, uma camada que se estende entre os 1000 e 4000 metros abaixo da superfície do oceano.

Saiba mais sobre o significado da Plataforma continental.

Data de atualização: 29/11/2017.