Relevo

O que é o relevo:

Relevo é o nome que se dá a diversos tipos de variações e irregularidades que podem ser observadas na superfície terrestre. Ao olharmos para qualquer paisagem, podemos notar que alguns terrenos são mais planos, outros mais baixos, outros muito elevados e íngremes, etc. Tudo isso tem a ver com o relevo.

Em Geografia, relevo é o conjunto de formas que sobressaem na crosta terrestre. O relevo está relacionado com a paisagem física, a configuração atual da superfície terrestre. É um termo usado genericamente para assinalar diferenças de altitude e pendor, as desigualdades da superfície, bem como os volumes e as formas da superfície terrestre.

As formas da superfície terrestres são determinadas a partir da ação de dois agentes, denominados agentes formadores do relevo: os internos e os externos.

Os agentes internos (endógenos) são os vulcões, os movimentos tectônicos e os abalos sísmicos que agem de dentro para fora da Terra.

Os agentes externos (exógenos) são as chuvas, os mares, os rios, as geleiras, os animais e as ações do homem que modificam a superfície terrestre.

Os 4 principais tipos de relevo

1. Planaltos

Os planaltos, ou platôs, são formas de relevo elevadas (acima dos 300 m de altitude) e planas, com o cume (topo) nivelado. O planalto é o tipo de relevo mais comum no Brasil.

Um exemplo dessa forma de relevo é o Planalto Central, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantis. A vegetação predominante no Planalto Central é o cerrado e o seu ponto mais alto é a Chapada dos Veadeiros, localizada no estado de Goiás.

Outro planalto bastante conhecido é o Planalto das Guianas, que se divide entre vários países, inclusive o Brasil.

Monte Roraima Planalto
Vista do Planalto das Guianas de cima do Monte Roraima, localizado entre o Brasil, a Guiana e a Venezuela.

2. Planícies

Planícies são formas de relevo mais ou menos planas e baixas (não ultrapassam os 100 m de altitude). Planícies podem ser encontradas nas regiões costeiras e às margens de rios e lagos.

Há muitas regiões de planície no Brasil. Uma delas é a Planície Amazônica, unidade de relevo localizada na região norte do Brasil. A Planície Amazônica é caracterizada por suas baixas altitudes e por margear tanto o rio Amazonas quanto seus afluentes.

Amazônia
Trecho da vasta Planície Amazônica.

3. Montanhas

Montanhas são formas de relevo bem elevadas, destacando-se na paisagem por serem bem maiores do que as áreas em volta. Outra característica das montanhas são suas encostas íngremes. Um conjunto de montanhas recebe o nome de cordilheira ou cadeia.

Há muitas montanhas no Brasil, dentre as quais podemos destacar o Pico Paraná, que atinge os 1 877 m de altura.

Montanha
Pico Paraná, a montanha mais alta da região Sul do Brasil.

4. Depressões

Depressões são formas de relevo que se caracterizam por serem bem mais baixas do que a área do entorno. As depressões absolutas são aquelas que estão ao nível do mar. As que estão acima do nível do mar são chamadas de depressões relativas.

Depressões se formam por meio da erosão, isto é, um processo natural de desgaste do solo que promove alterações na paisagem ao longo dos anos. Um exemplo desse tipo de relevo no Brasil é a Grande Depressão Sertaneja, localizada no semiárido nordestino.

depressão sertaneja
Grande Depressão Sertaneja

Geralmente as formas de relevo são determinadas pela composição litológica, estrutura geológica e ainda por processos geodinâmicos (sismológicos, vulcânicos, tectônicos, orogênicos), sendo especialmente importantes os relevos definidos pelos processos da geodinâmica externa em relação com os processos de meteorização, transporte e deposição de sedimentos.

Leia mais sobre as formas de relevo.

Relevo do Brasil

O Brasil é caracterizado por ser um país que não tem pontos que atingem grandes altitudes (o ponto mais alto é o Pico da Neblina, com aproximadamente 2994 metros).

O relevo do Brasil é composto por Planaltos (Guianas, Brasileiro, Central, Meridional, Nordestino, Serras e Planaltos do Leste e Sudeste, Maranhão-Piauí, Escudo Riograndense); Planícies (Amazônica, Pantanal e Litorânea); Depressão Absoluta; Depressão Relativa; e Montanhas.

Veja também o significado de clima.

Data de atualização: 18/07/2021.