Significado de Heterogêneo

O que é Heterogêneo:

Heterogêneo é um adjetivo que pode assumir o significado de diferença, diversidade, pluralidade ou variedade.

A palavra é usada quando se quer referir, em um determinado contexto, que uma situação, um objeto ou uma circunstância é variada, não uniforme, com desigualdades ou que possui diferentes elementos em um grupo. 

As sociedades, as pessoas, as opiniões e as ideias também podem ser classificadas como heterogêneas, quando são diferentes umas das outras.

Veja estes exemplos:

A textura deste piso de pedras é heterogênea.

A população do Brasil é muito heterogênea porque é formada por muitos descendentes de imigrantes.

Este é um grupo de trabalho heterogêneo, formado por profissionais de diferentes áreas.

A água e o óleo são substâncias heterogêneas, por isso não se misturam.

Heterogêneo na química

Na química o termo heterogêneo é usado para se referir a duas ou mais substâncias que têm características diferentes e que, por esse motivo, não se misturam uniformemente.

As misturas heterogêneas possuem mais de uma fase, pois pode-se perceber a separação das substâncias. Por exemplo: as misturas podem ser bifásicas (se têm duas fases) ou trifásicas (se possuem três fases diferentes).

Assim, o heterogêneo na química se refere a uma mistura em que as substâncias não estão uniformemente misturadas e pode-se perceber as diferentes substâncias que estão presentes.

Diferença entre heterogêneo e homogêneo

Na química a diferença entre as substâncias heterogêneas e homogêneas é definida de acordo com a sua capacidade de mistura. 

Quando duas ou mais substâncias não possuem a capacidade de misturarem-se por completo, são chamadas de heterogêneas. Assim, a mistura poderá ser, por exemplo, bifásica ou trifásica.

O exemplo mais conhecido é o caso da água e do óleo que, mesmo sendo misturados, voltam a separar-se, sendo possível visualizar facilmente as duas substâncias. Neste exemplo temos uma mistura heterogênea bifásica.

Se as substâncias se misturarem completamente, será o caso de uma mistura homogênea. Este exemplo trata de uma mistura monofásica, pois a solução final apresenta apenas uma fase de mistura.

A mistura de água com açúcar é um exemplo de mistura homogênea. Depois que as substâncias são agitadas e misturadas não é possível distinguir a água do açúcar.

Nódulo heterogêneo

O nódulo heterogêneo é um termo associado à área da medicina. Os nódulos heterogêneos são os nódulos que podem ser vistos em exames de imagem, como a ultrassonografia ou a ecografia.

Nestes exames os nódulos aparecem em uma cor mais escura, porque o tecido humano examinado reflete pouco as ondas enviadas pelo aparelho do exame.

Estes nódulos são chamados de nódulos hipoecóicos.

Sinônimos de heterogêneo

Podem ser usados como sinônimos da palavra heterogêneo, dependendo do contexto utilizado: variado, distinto, diferente, diverso, plural, não uniforme e desigual.

O antônimo da palavra heterogêneo é homogêneo.

Veja também o significado de Homogêneo.

Data de atualização: 06/09/2018. O significado de Heterogêneo está nas categorias: Geral, Língua Portuguesa