Significado de Homogêneo

O que é Homogêneo:

Homogêneo é uma palavra usada quando se faz a comparação entre duas ou mais coisas, textos ou situações. Significa que os objetos comparados possuem pontos em comum, como funções, formatos, tipos ou estruturas parecidas.

A expressão também pode ser usada em situações em que não é possível determinar com certeza qual a composição ou a formação de uma determinada coisa ou espaço.

Veja alguns exemplos de aplicação da palavra:

O terreno da fazenda está bem mais homogêneo.

Esta matéria sobre a economia do país contém informações bastante homogêneas.

Em uma outra aplicação, o termo homogêneo também pode expressar a ideia de coerência. Por exemplo, quando se fala que um grupo de pessoas tem um discurso homogêneo, significa que todos que fazem parte do grupo expressam ideias semelhantes.

Observe mais alguns exemplos:

Esta é uma característica de um governo homogêneo.

O repórter apresentou um texto bastante homogêneo.

Homogêneo na química

Na química, o termo homogêneo está relacionado com a mistura de substâncias que contém somente uma fase (mistura monofásica) quando são misturados dois ou mais elementos.

Quando dizemos que uma mistura é homogênea, significa que a sua composição é uniforme, ou seja, que os componentes se misturam facilmente. Nesse caso, após a mistura, já não é mais possível identificar as substâncias separadamente.

Água e açúcar ou água e sal são dois exemplos conhecidos de mistura homogênea, já que, após serem misturados, transformam-se em um produto uniforme.

A água do mar é um exemplo de uma mistura homogênea monofásica, ou seja, que possui apenas uma fase. Isso acontece porque quando a água e o sal são misturados não é possível perceber a diferença ou separação das substâncias que formam essa mistura.

HomogêneoO vinho é outro exemplo de mistura homogênea. Seus componentes, após serem misturados, não podem ser identificados separadamente.

Você também pode se interessar por: soluto e solvente.

Qual a diferença entre homogêneo e heterogêneo?

A diferença entre homogêneo e heterogêneo está justamente no fato das substâncias se misturarem. Assim, o que define como uma mistura é classificada é forma como as substâncias se misturam e se o resultado terá uma ou mais fases.

A mistura homogênea possui uma só fase claramente visível. Já a mistura heterogênea pode ter duas ou até mais fases, de acordo com a quantidade de substâncias utilizadas. Assim, elas podem ser classificadas como bifásicas ou trifásicas, por exemplo.

A mistura de água e o óleo é o exemplo mais conhecido de uma mistura heterogênea, já que estas substâncias são se misturam por completo. Este exemplo se trata de uma mistura heterogênea bifásica, pois é possível perceber cada uma das substâncias separadamente.

Leia também o significado de heterogêneo.

Homogêneo na matemática

Na matemática, o termo homogêneo se refere a uma equação e a uma função. Na equação, os termos que formam a expressão possuem em comum: o mesmo valor, mesmo grau ou a mesma direção.

Na equação linear homogênea, o resultado da equação formada por termos independentes será sempre igual a 0 (zero).

Veja este exemplo: 3a + 2b - c = 0.

O termo homogêneo também é a classificação dada a um tipo de função, chamada de função homogênea.

Ela é classificada como homogênea porque depois da modificação em suas variáveis, o resultado do cálculo será uma função diferente, mas correspondente e proporcional à primeira.

Observe o exemplo: f (x,y) = x4 - y4

f (tx,ty) = (tx)4 - (ty)4 =

t4x4 - t4y4 =

t4 (x4-y4) =

t4f (x,y)

Sinônimos de homogêneo

O termo homogêneo pode ser substituído por sinônimos como: igual, análogo, idêntico, semelhante, parecido, similar, uniforme, simples, liso, harmonioso, coerente, coeso, equilibrado.

Data de atualização: 29/11/2019.