Significado de Homogêneo

O que é Homogêneo:

Homogêneo é um adjetivo atribuído a tudo aquilo que possui a mesma natureza ou tem semelhança de estrutura ou função, se comparado a outra coisa.

Normalmente o termo é usado em situações onde não é possível determinar com clareza a composição ou a formação de uma determinada coisa ou espaço, por exemplo.

Exemplos:

O terreno da fazenda está bem mais homogêneo.

Esta matéria sobre a economia do país contém informações bastante homogêneas.

Este termo também pode ser usado para se referir a algo com o sentido de expressar coerência ou demonstrar alguma relação de correspondência entre duas coisas.

Exemplos:

Esta é uma característica de um governo homogêneo.

O repórter apresentou um texto bastante homogêneo.

Homogêneo na química

Para a área da química, o termo homogêneo está relacionado com o sistema que é formado por uma mistura de substâncias que contém somente uma fase (monofásica) quando são misturados dois ou mais elementos. 

Quando dizemos que uma mistura é homogênea, queremos dizer que sua composição é uniforme, ou seja, que os componentes se misturam facilmente, não sendo possível perceber as substâncias separadamente.

Diferença entre homogêneo e heterogêneo

Na química a diferença entre homogêneo e heterogêneo está justamente no fato das substâncias puras se misturarem. Assim, o que define se uma mistura é classificada como heterogênea ou homogênea é forma como as substâncias usadas se misturam e se o resultado terá uma ou mais fases.

As misturas podem se formar por duas ou mais substâncias puras e serão classificadas como homogêneas ou heterogêneas.

Neste sentido, a mistura homogênea é aquela que apresenta de maneira visível uma única fase. Já a mistura heterogênea apresenta duas ou mais fases, sendo assim, bifásicas ou trifásicas, por exemplo.

A água salgada é um exemplo de uma mistura homogênea monofásica, ou seja, que possui apenas uma fase. Isso acontece porque quando a água e o sal são misturados não é possível perceber a diferença ou separação das substâncias que formam essa mistura.

A água e o óleo são os exemplos mais conhecidos de uma mistura heterogênea, já que estas substâncias são se misturam por completo. Neste caso, se trata de uma mistura heterogênea bifásica, pois é possível perceber cada uma das substâncias separadamente.

Veja também o significado de Heterogêneo.

Homogêneo na matemática

Na matemática, o termo homogêneo se refere a uma equação em que os termos que formam a expressão possuem o mesmo valor, mesmo grau ou possuem a mesma direção.

Na equação chamada de linear homogênea, o resultado da equação formada por termos independentes será sempre igual a zero. 

Veja este exemplo: 3a + 2b - c = 0.

Sinônimos de homogêneo

O termo pode ser substituído por sinônimos como: igual, análogo, idêntico, igual, semelhante, parecido, similar, uniforme, simples, ligado, liso, uniforme, coeso, harmonioso, coerente, coeso, equilibrado.

Veja também o significado de Idem e Parâmetro.

Data de atualização: 06/09/2018. O significado de Homogêneo está na categoria: Geral