Hétero

O que é Hetero:

Hétero é uma pessoa que se sente atraída e se relaciona com pessoas do sexo oposto. A heterossexualidade é uma orientação sexual.

Por exemplo, uma mulher que se sente atraída por homens ou um homem que se sente atraído por mulheres são chamados de héteros.

O que significa ser hétero e o que é heteronormatividade?

A expressão "ser hétero" está geralmente relacionada ao comportamento e a forma como uma pessoa heterossexual se identifica. Ou seja, se sente atraída apenas por pessoas do sexo oposto.

Já a heteronormatividade se refere ao pensamento que compreende a heterossexualidade como sendo uma norma ou uma regra a ser seguida. A heteronormatividade é o termo usado para criticar essa ideia e buscar normalizar e integrar outras orientações sexuais.

Assim, ser hétero é compreendido como uma entre outras orientações sexuais:

  • Heterossexual — pessoas que se sentem atraídas e se relacionam com pessoas do sexo oposto.
  • Homossexual — pessoas que se sentem atraídas e se relacionam com pessoas do mesmo sexo.
  • Bissexual — pessoas que se sentem atraídas e se relacionam com pessoas de ambos os sexos.
  • Pansexual — pessoas que se sentem atraídas e se relacionam com pessoas, independente do sexo ou identidade de gênero.
  • Assexual — pessoas que não se sentem atraídas ou não se relacionam sexualmente.

Origem do termo hétero

Hetero é um radical de origem grega. É um termo de composição que transmite a ideia de "outro", "diferente" ou "diverso". Toda palavra composta pelo radical hetero remete à concepção de desigual, não semelhante, que é diverso do primeiro.

Na química, por exemplo, as misturas heterogêneas são aquelas em que o conteúdo é desigual, cada diferente componente da mistura pode ser observado separadamente.

O oposto do radical hetero é o radical homo. Em geral, as palavras que utilizam esses radicais encontram o seu oposto pela sua substituição:

  • heterossexual/homossexual
  • heterogêneo/homogêneo
  • heterozigoto/homozigoto

Ver também:

Atualizado em