Significado de Imperativo

O que é Imperativo:

Imperativo significa autoritário, arrogante, prepotente. É um adjetivo que expressa uma ordem, que manda com autoridade, que busca imposição. Ex.: Seu discurso tem um tom imperativo.

Imperativo é o que representa algo imperioso, que governa de forma incontestável, indiscutível. Ex.: Seu governo é imperativo.

Imperativo é também um substantivo masculino que expressa ordem, ditame, dever. Ex.: É imperativo restaurar a economia do país.

Gramaticalmente, imperativo é o modo verbal que expressa, na atitude do falante, uma ordem ou súplica em relação ao ouvinte. Ex.: “Respeite a natureza”.

Imperativo categórico – é uma proposição da filosofia que expressa uma ordem absoluta, que considera a ação que se vai fazer como objetivamente necessária e que não está subordinada a nenhuma condição exterior ou a contingência subjetiva que possa revocá-lo. Ex.: “Não matarás”.

Imperativo condicional ou hipotético – é uma proposição da filosofia que expressa uma ordem que está subordinada à consecução de um fim determinado. Ex.: Se quiseres ser aprovado, estuda.

Veja mais sobre imperativo categórico.

Atualizado em