Significado de Implementação

O que é Implementação:

Implementação é um substantivo feminino que remete para o ato ou efeito de implementar. É sinônimo de efetivação, execução e realização.

Esta palavra é considerada um neologismo com origem no termo inglês implement. Por esse motivo, não é encontrada em edições mais antigas de alguns dicionários.

O termo implementação está relacionado com a execução de certas medidas, por exemplo: implementação do plano de marketing, implementação de políticas públicas, implementação da estratégia, etc. Implementar é criar certas condições para que alguma coisa seja alcançada ou colocada em prática.

No contexto da informática, a implementação de um software está relacionada com a composição de módulos importantes para a sua execução.

Implementação e implantação

Implementação e implantação são palavras frequentemente usadas no âmbito jurídico ou de projetos empresariais.

Apesar de serem apresentadas como sinônimos, as palavras implementação e implantação têm algumas diferenças. Implantação é o ato de implantar alguma coisa, ou seja, fixar, estabelecer, inaugurar ou inserir alguma coisa. Ex: A árvore implanta as suas raízes no solo.

Assim, podemos concluir que implantar tem o sentido de iniciar, enquanto implementar significa pôr em prática ou desenvolver.

Data de atualização: 14/01/2014.