Significado da Inclusão digital

O que é a Inclusão digital:

Inclusão digital consiste em disponibilizar para todos os cidadãos, de modo igualitário, a oportunidade de ter acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC's). Em outras palavras, a inclusão digital representa a democratização da tecnologia.

A inclusão digital serve para garantir que todas as pessoas, independente de classe social, etnia, religião ou poder econômico, tenham condições de usufruir as potencialidades das ferramentas tecnológicas de comunicação e informação. Quando exploradas corretamente, estas podem ajudar a melhorar as condições de vida desses indivíduos.

Para que haja a inclusão digital são necessários três requisitos básicos: um computador, acesso a internet e, principalmente, o domínio sobre as ferramentas da internet. Por este motivo, os programas de inclusão digital dos governos, por exemplo, devem visar essencialmente a formação e "alfabetização informática" das pessoas, para que sejam aptas a extrair os benefícios do universo digital.

A inclusão digital é um passo em direção a inclusão social dos indivíduos.

Saiba mais sobre a Inclusão social.

Os programas de inclusão digital dão destaque aos âmbitos escolares, auxiliando crianças e jovens a aprenderem a usar a tecnologia em prol do seu desenvolvimento. 

Os portadores de deficiência também são alvo desses programas governamentais, onde a tecnologia deve ser adaptada para atender as suas necessidades. Além do mais, as tecnologias de comunicação e informação podem ser uma excelente ferramenta educacional para quem sofre com deficiência auditiva ou visual, por exemplo.

O significado da Inclusão digital está na categoria: Geral