Significado de Raça

O que é Raça:

Raça é uma categoria das espécies de seres vivos, utilizada pela biologia como forma de classificação. Em termos sociais, o uso do termo raça é usado enquanto senso comum para determinar grupos étnicos a partir de suas características genéticas.

As "raças humanas" seriam determinadas pela cor da pele e características físicas, associadas a origem social dos indivíduos, mas que caiu em desuso pela comunidade científica. 

Estudos genéticos já provaram que não existem subgrupos de humanos, sendo errado classificar negros, asiáticos, indígenas ou outros grupos enquanto diferentes raças. A abordagem antropológica e sociológica da questão estabelece que os diferentes grupos entre humanos são etnias, e apresentam diferenças fenotípicas, como a cor de pele. 

Ver também o significado de Etnia

Enquanto que a noção social de raça caiu em desuso, um sinônimo mais adequado da palavra seria cor. Por exemplo, ao invés de usar "a raça negra sofre preconceito no Brasil", usa-se "as pessoas de cor negra sofrem preconceito no Brasil".

O conceito de raça biológico é melhor aplicado aos animais, como os gatos e cachorros. O cachorro, por exemplo, é uma subespécie dos lobos, e as raças são as categorias posteriores. Algumas das raças de cachorro mais populares são Pug, Beagle, Akita, Golden Retriever e Maltês. Todos apresentam diferenças de aparência entre eles, sendo alguns de pelo longo, outros curto, olhos azuis ou pretos, de pequeno ou grande porte, entre uma infinidade de características genéticas que compõem cada raça canina.

A palavra raça vem do latim ratio, que quer dizer categoria. Dividir algo em raças é categorizar. Do ponto de vista científico, a raça é um subgrupo das espécies. Sendo assim, temos os seguintes graus de classificação dos seres vivos, com o exemplo dos humanos:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Subfilo: Vertebrata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Primates
  • Família: Hominidae
  • Gênero: Homo
  • Espécie: Homo Sapiens

E não há subgrupos genéticos da espécie Homo Sapiens.

Dentro da noção biológica, em relação a cachorros, gatos e outros seres, raça tem como sinônimo os termos categoria ou tipo.

A palavra raça também é usada para designar algo que seja feito com determinação, muito associado ao futebol. "O atacante daquele time joga com raça", a palavra aqui é associada à firmeza, a desempenhar seu papel com afinco e dedicação. Neste sentido, raça pode ter como sinônimos firmeza, coragem, garra e força.

A expressão "Raça Rubro Negra" designa a torcida do Flamengo, time de futebol do Rio de Janeiro.

Raça e Etnia

Raça e etnia não são sinônimos. O senso comum leva a crer que a raça é associado ao fato biológico e a etnia ao cultural, embora muitas vezes também vejamos expressões culturais sendo referidas à uma "raça". Mas o fato é que os grupos étnicos são indivíduos que dividem uma mesma cultura e até mesmo características físicas, enquanto raça é um conceito biológico aplicado aos subgrupos de uma espécie, e a espécie humana não tem subgrupos.

Etnia é um grupo que pode estar, ou não, delimitado a determinado território, e compartilha da mesma cultura. Dentro do continente africano, por exemplo, existem diversos grupos étnicos, como os Zulu e os Xhosa, a maior parte deles habitantes do território onde está situada a África do Sul.

Descubra mais sobre o significado e as diferenças entre Raça e Etnia

Raça Humana 

A ideia de diferentes raças humanas é uma construção social não endossada cientificamente, e que reforça o preconceito e o racismo.

O racismo pode ser definido como a perpetuação da ideia de que somos diferentes raças e que existe uma superior à outra.

Saiba mais sobre o significado de racismo.

A noção das diferentes raças humanas foi utilizada como abordagem científica até a segunda metade do Século XX, e era objeto de estudo da biologia e da antropologia física.

Mas com a Segunda Guerra Mundial, e a ameaça do nazismo como uma defesa da superioridade da raça ariana, fez com que a comunidade científica despertasse para outros aspectos da investigação. 

Saiba mais sobre o Nazismo e o Arianismo.

A Antropologia Cultural há algumas décadas que havia descartado a ideia de múltiplas raças humanas, e especialmente a noção de superioridade da raça branca. Para a sociologia, a existência de mais de uma raça reforçava o argumento de supremacia europeia diante do cenário imperialista do período.

O significado de Raça está na categoria: Geral