Significado de Linguística

O que é Linguística:

Linguística é a ciência que se ocupa em estudar as características da linguagem humana.

O linguista é responsável por analisar e investigar toda a evolução e desdobramentos dos diferentes idiomas, bem como a estrutura das palavras, expressões idiomáticas e aspectos fonéticos de cada língua.

O “pai” da linguística moderna foi o suíço Ferdinand de Saussure, que contribuiu imensamente para esta ciência graças ao seu estudo sobre a língua e a fala.

De acordo com os estudos de Saussure, a linguagem humana é composta por vários fatores, sendo a língua algo que foi imposto ao indivíduo, pois pertence ao coletivo. Já a fala é algo individual, um ato particular de cada pessoa.

Para a linguística, todas as palavras que possuem um sentido são consideradas signos linguísticos.

Os signos linguísticos são formados pela união de dois conceitos desenvolvidos por Saussure: significado e significante.

O significado é o próprio conceito do signo, ou seja, a ideia que se tem de determinada palavra. Exemplo: “casa”, como uma moradia ou “cachorro”, como um animal mamífero que late.

Já a significante é a forma gráfica e fonética do signo que forma a palavra que é atribuída para determinado significado.

A linguística ainda pode ser dividida em sincrônica (o estudo da língua a partir de dado momento) ou diacrônia (estudo da língua ao longo da história).

A ciência da linguística ainda é dividida em diferentes areas de estudo, como:

  • Fonética (sons da fala);
  • Fonologia (fonemas);
  • Morfologia (formação, classificação, estrutura e flexões das palavras);
  • Sintaxe (relação das palavras com outras orações);
  • Semântica (significação das palavras);
  • Estilística (recursos para tornar a escrita mais elegante ou expressivo, constituído principalmente pelas Figuras de Linguagem e os Vícios de Linguagem).
  • Lexicologia (conjunto de palavras de um idioma);
  • Pragmática (fala usada na comunicação cotidiana);
  • Filologia (língua estudada através de documentos e escritos antigos).

Saiba mais sobre o significado de Filologia.

Variação linguística

A variação linguística é um fenômeno comum e que acontece dentro de um mesmo idioma, quando fatores históricos, regionais e culturais alteram características da língua de seus falantes.

No Brasil, por exemplo, mesmo o idioma oficial sendo o português, cada região do país possui as suas particularidades linguísticas, devido a influência sofrida por contextos históricos regionais.

Além do regionalismo, as variações linguísticas podem de desenvolver de acordo com as condições culturais e sociais, originando os jargões e as gírias, por exemplo.

Linguística aplicada

A linguística aplicada é o uso desta ciência diretamente no aperfeiçoamento da comunicação humana.

O método de ensino de idiomas é um exemplo de linguística aplicada, pois todo o conhecimento a cerca das definições linguísticas de determinada língua é orientada para o aprendizado de outras pessoas.

Ver também o significado de Linguagem.

Linguística cognitiva

A linguística cognitiva é uma das abordagens teóricas que englobam os estudos da Linguística, que nasceu como uma oposição às teorias formais dentro da área, como a chamada linguística gerativa.

O diferencial da linguística cognitiva está na forma como analisa a abordagem da linguagem, através de experiências e relações humanas, e não como uma “entidade autônoma”.

A linguística cognitiva diz que a linguagem é parte integrante de fatores culturais, psicológicos, funcionais e comunicativos dos seres humanos com o mundo.

Linguística histórica

Também conhecida por linguística diacrônica, a linguística histórica se ocupa de estudar a origem das línguas, verificando o seu desenvolvimento, suas influências, as alterações que sofreu ao longo dos anos e os motivos dessas mudanças.

Linguística forense

Este é o ramo da linguística aplicada destinada a estudar a linguagem dentro do contexto forense.

Está relacionado com a interação entre a linguagem e o sistema jurídico, judiciário e ético.

O linguista forense pode atuar nas atividades de perícia e investigação de evidências linguísticas em um crime, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado de forense.

Data de atualização: 08/07/2015.