Significado de Manicômio

O que é um Manicômio:

Manicômio é o nome dado ao estabelecimento ou hospital psiquiátrico especializado em tratar de pessoas com problemas mentais.

O manicômio, também conhecido como hospício, alberga pessoas com diferentes tipos de transtornos mentais, por norma aquelas que apresentam patologias mais severas.

As pessoas com problemas mentais ficam isoladas nos manicômios, afastadas do convívio social com o intuito de serem intensamente tratadas de seus transtornos psiquiátricos.

Veja também o significado de Insanidade.

Existem várias críticas sobre o tradicional funcionamento dos manicômios. Aliás, com a Reforma Psiquiátrica, o termo manicômio passou a ser substituído por "hospital psiquiátrico" ou "centro clínico de psiquiatria".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que os países desenvolvidos encerrem os seus hospitais psiquiátricos, desenvolvam residências alternativas, serviços comunitários e programas de cuidados individualizados na comunidade para os doentes mentais em estado grave.

Etimologicamente, a origem da palavra manicômio está no latim mania, que significa "loucura", "estado de furor" ou "estar com raiva".

Data de atualização: 16/12/2020.