Significado de Neurose

Dra. Juliana Guimarães
Revisão por Dra. Juliana GuimarãesDoutora em Saúde Pública

O que é Neurose:

Neurose é um quadro psiquiátrico que caracteriza-se por dificuldades de adaptação por parte do indivíduo, embora este seja capaz de trabalhar, estudar, envolver-se emocionalmente e estar bem entrosado com a realidade.

Uma pessoa neurótica está permanentemente em conflitos psíquicos que a impedem de aproveitar a existência de forma prazerosa.

A neurose geralmente tem início na infância e acompanha a pessoa por toda a vida, com grande indicação de psicoterapia para o seu tratamento​.

Neurose de Caráter

Freud aprofundou seus estudos sobre neuroses, suas causas e sintomas. As teorias da psicanálise que explicam este distúrbio foram embasados em estudos de Freud que consistiram em utilizar memórias da infância para analisar assuntos da vida adulta.

Deste modo, a neurose de caráter é um conceito psicanalítico que descreve os traços de caráter algumas vezes relacionados com as fases oral e anal do desenvolvimento infantil.

Na fase oral, idade compreendida entre 0 e 1 ano, a região na criança sente maior prazer é no contato com a boca. Por este motivo, o bebê tende a levar objetos à boca.

Neste período, por exemplo, seu principal objeto de desejo é o seio da mãe que, ao mesmo tempo em que alimenta, proporciona satisfação à criança.

Já na fase anal, de 2 a 4 anos de idade, a criança descobre que pode controlar os esfíncteres e a zona de maior satisfação é o ânus. Nesta fase começam as primeiras noções de higiene e se iniciam as primeiras birras.

Além de poder ser associada às fases de desenvolvimento infantil, a neurose de caráter pode também ser explicada por características semelhantes ao caráter histérico ou obsessivo.

Os sinais de neurose de caráter são intermediários entre os comportamentos normais e os sintomas neuróticos. O termo não é o mais adequado, uma vez que pode incluir qualquer transtorno da personalidade e do comportamento.

Neurose de Compensação

Neurose de compensação são sintomas psiquiátricos induzidos, exacerbados ou prolongados devido a políticas sociais ou socioculturais. É diferente da "compensação" enquanto processo psicológico.

Pode ocorrer entre vítimas de acidente que estão em litígio para conseguir compensação legal, veteranos de guerra que pedem pensões ligadas ao serviço e pacientes psiquiátricos que procuram benefícios por incapacidade junto ao seguro social.

É frequente sobretudo em sociedades que têm seguros por acidentes, incapacidade e invalidez, pensões especiais para veteranos de guerra e indenizações para trabalhadores.

Neurose Depressiva

Neurose depressiva é a ausência de sintomas ou sinais de depressão endógena, devido a sua relação causal com uma determinada situação ou evento estressante e também pela sua ligação com um padrão de personalidade mal-adaptativo.

Neurose e Psicose

Psicose é um transtorno mental de origem orgânica ou emocional, em que a capacidade para pensar, responder emocionalmente, lembrar, comunicar, interpretar a realidade e se comportar de forma apropriada está consideravelmente prejudicada.

Ela está comprometida ao ponto de interferir substancialmente com a capacidade de atender as demandas comuns da vida.

Já na neurose, o indivíduo tem uma dificuldade de adaptação causada por conflitos psíquicos que o impedem de viver prazerosamente.

Porém, este é capaz de trabalhar e relacionar-se com outras pessoas de forma apropriada, estando bem ciente da realidade.​

Veja também o significado de:

Data de atualização: 30/08/2019.

Dra. Juliana Guimarães
Revisão por Dra. Juliana Guimarães
Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e pós-Doutorada em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. COREN 109692