Significado de Megalópole

O que é Megalópole:

Megalópole é uma zona urbana densamente povoada e constituída pelo conjunto de grandes metrópoles e outras cidades que são interligadas entre si.

Além da grande concentração populacional, as megalópoles são caracterizadas pela forte integração de serviços, transportes e mercadorias entre todas as cidades que pertencem a esta malha urbana.

A conurbação é um fenômeno urbano de significativa importância para a formação das megalópoles, pois contribui na integração dos municípios. Por isso, nestas regiões, as áreas rurais são inexistentes ou bastante raras.

Saiba mais sobre Conurbação.

Atualmente, os principais centros tecnológicos e polos económicos do mundo estão concentrados nas megalópoles.

Megalópole brasileira

Também conhecida por megalópole Rio-São Paulo ou megalópole do Sudeste Brasileiro, esta é considerada uma megalópole em formação, que abrange um conjunto de regiões metropolitanas na região sudeste do Brasil que estão em crescimento: Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba, Sorocaba, Baixada Santista, Niterói, entre outras.

Megalópoles mundiais

Entre algumas das principais megalópoles do mundo está a Bos-wash ou megalópole do Nordeste Estadunidense, formada pela continuidade das metrópoles de Boston, Nova Iorque, Filadélfia, Washington DC, entre outras.

A Tokkaido é outra importante megalópole localizada no sudoeste do Japão, abrangendo as metrópoles de Tóquio, Kawasaki e Yokohama.

Ver também: significado das Regiões metropolitanas.

Megalópole e Megacidade

Existem algumas diferenças significativas entre o conceito de megalópole e megacidade, sendo esta última focada no aspecto demográfico (cidade com mais de 10 milhões de habitantes, por exemplo), enquanto que a primeira consiste na ideia de um agrupamento territorial e econômico de determinada região.

Megalópole e Metrópole

Uma metrópole é um grande centro urbano, formado por uma cidade-sede e outros municípios interligados através do fenômeno da conurbação.

As megalópoles, por outro lado, são centros urbanos gigantescos, formados pelo conjunto de várias metrópoles interligadas.

Saiba mais sobre o significado de Metrópole.

Data de atualização: 16/11/2016.