Identidade Cultural

Carlos Neto
Carlos Neto
Cientista Social

O que é identidade cultural:

Identidade cultural é um conjunto de traços culturais característicos de um determinado grupo. Esses traços são responsáveis por definir esse grupo, diferenciando-o dos demais grupos e gerando em seus membros um sentimento de pertencimento.

A identidade cultural tem a ver com quem somos enquanto grupo. E essa identidade se manifesta a partir de determinados traços culturais, tais como a língua, a religião, os ritos, as festas, as manifestações artísticas etc.

Mesmo quando um indivíduo se separa de seu grupo, ele carrega consigo essa identidade, isto é, esse conjunto de elementos culturais que o vinculam ao grupo do qual faz parte. Um indiano que vai viver na Europa, por exemplo, tende a manter sua identidade cultural, ainda que esteja fisicamente distante de seu agrupamento de origem.

Mas há problemas nessa definição de identidade cultural, principalmente quando levamos em conta o mundo globalizado no qual vivemos. A globalização é um processo que leva à conexão de todas as partes do mundo, através da cada vez maior e mais fácil circulação de informações, bens e pessoas. Isso tende a fazer com que as identidades culturais se tornem menos rígidas, frágeis ou instáveis.

Hoje, por exemplo, pessoas que vivem em partes opostas do globo podem compartilhar modos de pensar e agir. Os contornos que definem as identidades culturais parecem estar cada vez mais apagados. Tudo graças às modernas redes de comunicação, em especial a internet, que fazem circular com uma rapidez cada vez maior informações, imagens e ideias.

Diante desse cenário, alguns grupos lutam para preservar suas identidades tradicionais. É o caso, por exemplo, dos povos indígenas no Brasil. Esses povos aliam a luta pela preservação de seus territórios tradicionais e de seus direitos com a afirmação de suas identidades culturais.

O que é identidade cultural brasileira

A identidade cultural brasileira é o conjunto de traços culturais que definem o que é ser brasileiro. Em tese, os brasileiros compartilham determinadas características culturais que fazem com que cada um deles se sinta parte da nação. Esse conjunto de traços distintivos é chamado de brasilidade.

É comum nos identificarmos (ou sermos identificados por estrangeiros) como um povo alegre, comunicativo, caloroso e criativo. Certas manifestações culturais, como o Carnaval, ou hábitos alimentares, como comer arroz com feijão, parecem fazer parte desse "rótulo" do ser brasileiro.

Estudiosos da cultura nacional chamam a atenção para um fenômeno característico da formação do povo brasileiro: a miscigenação. Historicamente, somos fruto da mistura das culturas negra, indígena e europeia, e essa mistura seria, em grande medida, definidora da nossa identidade.

Um dos problemas de se tentar definir a identidade cultural brasileira diz respeito à enorme diversidade do nosso povo, que põe em xeque a ideia de uma única identidade nacional. Em vez de uma, talvez seja mais correto dizer que existem inúmeras identidades culturais. Isso nos leva a crer que um elemento central da identidade cultural brasileira é justamente a diversidade.

O Brasil é caracterizado por grandes diversidades regionais. Essas diversidades são sociais, econômicas e culturais. Uma pessoa que viaja o Brasil de norte a sul certamente notará ao longo desse longo trajeto a variedade de ritmos, crenças, costumes, sotaques etc.

Além disso, mesmo dentro de uma cidade existem diferenças culturais bastante demarcadas, muitas delas determinadas por desigualdades socioeconômicas. Essas identidades locais, que muitas vezes se limitam a determinadas zonas ou bairros de uma cidade, são bastante evidentes em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro.

Outro aspecto a ser levado em conta é o possível apagamento da identidade nacional em decorrência da formação de uma cultura cosmopolita (aberta a influências estrangeiras). Esse fenômeno é mais presente nos grandes centros urbanos, onde a influência de outras culturas costuma ser mais forte.

Gostou desse conteúdo? Então veja também:

Atualizado em
Carlos Neto
Carlos Neto
Formado em Ciências Sociais (FFLCH-USP), Carlos é mestre em Estudos Portugueses, com especialização em Literatura Portuguesa Contemporânea. É escritor e dá aulas de Redação e Sociologia na Educação Básica desde 2007.