Significado de Metrópole

O que é uma Metrópole:

Metrópole é o termo que designa a capital ou principal cidade de um determinado país, estado ou província. As metrópoles têm como característica principal a influência, seja ela social, econômica ou cultural, sobre as demais cidades da região.

O conjunto de cidades em volta de uma metrópole é chamado de região metropolitana. Esta região é composta por todas as demais cidades conectadas fisicamente a "cidade-mãe", proporcionando uma troca constante fluxo de pessoas e serviços. Esta formação é conhecida como conurbação.

Etimologicamente, a palavra metrópole é composta por dois elementos em grego: metro, que vem de metér, metrós e significa "mãe". E polis, que é "cidade". Metrópole é, portanto, a cidade mãe.

Em termos históricos, a palavra metrópole era usada para falar das nações europeias em relação às suas colônias nos novos continentes.

Exemplo: "O Brasil reportava-se à sua metrópole, Portugal, sobre os rendimentos".

Saiba mais sobre a Região Metropolitana.

Tipos de metrópoles

As metrópoles pode ser organizadas de acordo com a hierarquia e seus níveis. Esta classificação depende da complexidade das ligações e da rede com a qual a cidade está relacionada.

As metrópoles podem ser classificadas em:

Metrópole Global

Estas são aquelas cidades que exercem uma forte influência sobre as cidades do território nacional e as zonas internacionais.

Capitais como Nova York, Tóquio e São Paulo são bons exemplos de metrópoles globais, pois são cidades que possuem grande poder econômico tanto para o seu país como para o mundo.

Metrópole Nacional

São as cidades que não costumam extrapolar comercial e economicamente as suas relações para além do território de seus países.

Cidades como Porto Alegre e Belo Horizonte são exemplos de metrópoles nacionais, pois concentram suas forças econômicas apenas para o Brasil.

Metrópole Regional

As metrópoles regionais são as cidades que polarizam uma região de considerável porte no país, tornando-se uma referência econômica em nível local.

Manaus, Belém e Campinas saõ exemplos de metrópoles regionais, pois seus potenciais econômicos circulam apenas na região geográfica em que se situam.

Veja também o significado de Megalópole.

Data de atualização: 20/12/2017.